Região centro tem 57 empresas "gazela"
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) identificou 57 empresas "gazela" na região, destacando o concelho de Coimbra, com sete destas unidades.
PUB
O crescimento do número de "gazelas" na região foi de 24% em 2015 face ao ano anterior, tendo quase triplicado a quantidade de trabalhadores entre 2011 e 2014, para 1.246.
Para Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), "estas empresas são especiais e decisivas para o desenvolvimento da região Centro, pois, num contexto de grande concorrência, conseguem colocar no mercado global produtos e serviços inovadores, em muitos casos de base tecnológica", enfatiza Ana Abrunhosa, presidente da CCDRC, em comunicado.
O conceito de empresa "gazela", assumido internacionalmente, corresponde a empresas jovens e com elevados ritmos de crescimento, sustentados ao longo do tempo. "Correspondem a organizações inovadoras, capazes de se posicionarem de forma diferenciadora nos mercados, onde afirmam a sua competitividade e constroem sucesso a um ritmo acelerado, contribuindo fortemente para a criação de postos de trabalho", sublinha a CCDRC.
PUB
Cada uma das 57 empresas identificadas "vale ouro", classifica a autora do estudo, "pois apresentam ritmos elevados de crescimento (acima de 20% ao ano) e de geração de postos de trabalho, mesmo em tempos de estagnação das economias".
Liderado pelo concelho de Coimbra, com sete "gazelas", o estudo da CCDRC, que, pelo quarto ano consecutivo, identifica este tipo de empresas, realça a existência de cinco município que, no seu conjunto, agregam um terço das "gazelas" da região Centro – Leiria (5), Guarda (4), Castelo Branco (3) e Oliveira do Bairro (3).
O volume de negócios das 57 empresas "gazela" da região Centro quase quadruplicou (346%), entre 2011 e 2014, passando de 31 milhões para 140 milhões de euros, tendo quase metade delas (47%) sido constituídas em 2011 (21%) e 2011 (26%).
PUB
Um quarto destas empresas desenvolve as suas actividades no sector do comércio, seguindo-se a indústria transformadora (17,5%), consultoria (14%) e transportes e armazenagem (14%).
Gazelas candidatam 11 milhões ao Portugal 2020
Em termos de projectos de investimento, ainda de acordo com o estudo da CCDRC, mais de um quinto das empresas "gazela" identificadas apresentaram candidaturas no âmbito dos sistemas de incentivos Portugal 2020 (2014-2020), sendo 84% dessas enquadradas no Programa Operacional Regional CENTRO 2020.
PUB
As candidaturas destas empresas representam intenções de investimento de mais de 11 milhões de euros, sendo o SI Qualificação e Internacionalização das PME aquele que obteve maior procura, com 47% das candidaturas apresentadas.
Relativamente aos projectos já aprovados, a CCDRC garante que 70% das empresas "gazela" que se candidataram Portugal 2020 "estão a ser apoiadas, num total de 10 projectos, nove dos quais no Centro 2020, que representam cinco milhões de euros de investimento elegível e 3,3 milhões de euros de incentivo".
II Gala das Empresas Gazela no dia 20
PUB
"Para reconhecer o mérito destas pequenas e boas empresas", o organismo liderado por Ana Abrunhosa vai organizar, no próximo dia 20, a II Gala das Empresas Gazela.
"O evento serve simultaneamente para dar visibilidade a estes empreendedores, que podem inspirar outros jovens e menos jovens da região, a abraçar projectos empresariais. Muitas destas empresas tiveram também apoio comunitário, o que demonstra a importância destes fundos para o estímulo do investimento, da inovação e da competitividade da região", sublinha a presidente da CCDRC.
(Notícia actualizada às 11:30)
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais comissão de coordenação região Centro CCDRC empresas gazela Ana AbrunhosaMais lidas
O Negócios recomenda