REN e sindicato chegam a acordo para aumentos de 2,6% e mínimo de 60 euros
A REN e o Sindel - Sindicato Nacional da Indústria e da Energia chegaram a acordo para aumentos de 2,6%, com um mínimo de 60 euros, de acordo com um comunicado hoje divulgado.
Na nota, a estrutura sindical destacou que foi alcançado esta segunda-feira um acordo para a atualização da tabela salarial de 2026, com efeitos a janeiro deste ano, contemplando um aumento de 2,6% com o mínimo de 60 euros, sendo que, fora da tabela, a empresa aplica 2,4%.
PUB
O acordo prevê ainda um aumento do subsídio de alimentação para 15 euros, cerca de 8% de aumento.
Haverá ainda uma atualização em termos de ajudas de custo e no trabalho suplementar, para melhorar condições, indicou, tendo sido acordadas ainda outras questões.
O Sindel lembrou ainda que foi aprovada uma proposta da administração da REN, em assembleia-geral, segundo a qual "será efetuada uma distribuição com o mínimo de 50% da remuneração de referência, para todos os trabalhadores com seis meses de trabalho efetivo em 2025, avaliação de desempenho mínima de adequado e sem faltas injustificadas".
PUB
A empresa assumiu ainda "o compromisso de analisar e ajustar as diferenciações remuneratórias dos trabalhadores da carreira técnico operacional, nomeadamente dos que se encontrem em fase intermédia de carreira relativamente aos trabalhadores na fase inicial".
Além disso, assumiu o compromisso de fazer "uma sensibilização junto das chefias relativamente ao descanso diário, bem como de efetuar uma análise global do tema do trabalho suplementar, do descanso semanal e do descanso diário".
Ainda assim, face aos resultados da REN e à situação atual do grupo, o Sindel considera que se "podia ter ido mais longe".
PUB
O sindicato fica a aguardar "o agendamento das reuniões para dar continuidade aos trabalhos nas questões particulares dentro do grupo REN".
Mais lidas
O Negócios recomenda