Santander compra cerca de 20% do Sovereign por 2 mil milhões

O Banco Santander Central Hispano anunciou ter chegado a acordo para adquirir 19,8% do banco norte-americano Sovereign Bancorp por 2,4 mil milhões de dólares (2 mil milhões de euros), no mesmo dia em que o banco espanhol anunciou que os lucros dos primeir
Sara Antunes 25 de Outubro de 2005 às 09:28

O Banco Santander Central Hispano anunciou ter chegado a acordo para adquirir 19,8% do banco norte-americano Sovereign Bancorp por 2,4 mil milhões de dólares (2 mil milhões de euros), no mesmo dia em que o banco espanhol anunciou que os lucros dos primeiros nove meses cresceram 7,8%.

O Santander anunciou que chegou a acordo com o Sovereign Bancorp «para a aquisição de 19,8% do banco norte-americano», segundo um comunicado enviado à Comissión Nacional del Mercado de Valores (CNMV), onde acrescenta que vai subscrever um aumento de capital do Sovereign de 1.950 milhões de dólares (1.627 milhões de euros) e vai comprar acções próprias no valor de 450 milhões de dólares (475,62 milhões de euros), «pagando em ambos os casos 27 dólares por acção».

PUB

A entrada no Sovereign vai ajudar o Santander a adquirir o Independence Community Bank por um valor que ronda os 3,6 mil milhões de dólares (3 mil milhões de euros).

Depois «destas duas operações, o Santander terá investido aproximadamente 2,4 mil milhões de dólares (2 mil milhões de euros) para a compra de 19,8% do novo Sovereign», de acordo com o comunicado.

Desde que Emílio Botin chegou à presidência do banco Santander, em 1986, que a entidade já realizou mais de 40 mil milhões de dólares (33,39 mil milhões de euros) para expandir o negócio na América Latina e na Europa.

PUB

O resultado líquido do banco avançou para 3,88 mil milhões de euros, um acréscimo de 7,8%, apesar de ter registado a segunda queda trimestral consecutiva, segundo a Bloomberg.

Os lucros do trimestre terminado em Setembro recuaram para 1,33 mil milhões de euros, o que compara com os 1,42 mil milhões de euros registados em período homólogo.

Os analistas consultados pela Bloomberg esperavam que os lucros trimestrais do Santander se situassem nos 1,31 mil milhões de euros.

PUB
Pub
Pub
Pub