Sindicato garante que continuará vigilante no futuro da Azores Airlines
O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) afirmou que continuará atento e vigilante para garantir um futuro para a Azores Airlines, garantindo que a direção e os associados "não aceitarão pressões".
Na sexta-feira, o SNPVAC aprovou, em assembleia geral de emergência, a proposta de acordo entre o sindicato e o consórcio Newtour/MS Aviation, que está a negociar a privatização da companhia aérea açoriana Azores Airlines.
PUB
Segundo informação enviada à Lusa, votaram "225 associados", dos quais "119 votaram a favor, 92 votaram contra e 14 abstenções", tendo os associados "deliberado aprovar a proposta de acordo entre o SNPVAC e o consórcio Newtour/MS Aviation".
Num comunicado enviado à Lusa, o sindicato afirma que a aprovação do documento, que obteve 52% de votos favoráveis, numa assembleia geral "com uma adesão à votação acima dos 83%", traduz "uma posição factual e não uma mera sensação" e demonstra que, "ao contrário das insinuações e ataques feitos a esta direção, nunca houve obstáculos por pressupostos ideológicos ou bloqueios externos para chegar a um acordo".
"A partir de hoje, a Azores Airlines poderá entrar noutro ciclo, numa realidade distinta. Mas, apesar de toda a indefinição que este processo tem provocado, fica a certeza de que a direção e os associados do SNPVAC não aceitarão pressões e continuarão atentos e críticos, para que haja um futuro para todos, para a empresa, para a população dos Açores, para a diáspora açoriana e para a região", garante o sindicato.
PUB
Segundo o SNPVAC, os tripulantes de cabine da Azores Airlines "não fugiram das suas obrigações, aceitaram o desafio e assumiram a sua responsabilidade".
Para a direção do sindicato, o consórcio Newtour/MS Aviation "terá de assumir o erro da carta aberta enviada ao Pessoal de Cabine" e "terá de admitir que a direção do SNPVAC não atua por pressupostos individuais, mas sim com uma real noção do todo, sem nunca deixar de defender os interesses" dos seus associados e "muito menos permitir que fiquem com qualquer tipo de ónus neste processo, que não sabemos como vai prosseguir".
No comunicado aos associados a propósito da assembleia geral, a direção do SNPVAC sustenta também que a leitura da votação "é simples, mas com várias mensagens subjacentes".
PUB
"Os associados da Azores Airlines foram claros: demonstraram ao Governo Regional que não aceitam a pressão a que foram sujeitos nos últimos meses, ao contrário do Governo Regional, que nunca conseguiu vincular o consórcio ao compromisso da aquisição de uma percentagem da Azores Airlines", lê-se no comunicado.
O sindicato aponta também para "a falta de confiança" na atual gestão da SATA, assinalando "sucessivos erros de gestão, comunicação e decisão", que "não dá garantias para o futuro da empresa".
Ao mesmo tempo, sublinha que os associados "não passam um cheque em branco ao consórcio e não aceitam pressões nem recados".
PUB
O Newtour/MS Aviation, que tem até segunda-feira para apresentar uma proposta pela companhia aérea, considera que a "postura dos dirigentes sindicais, além de condicionada por pressupostos ideológicos, foi de bloqueio a um acordo", apesar de os funcionários terem "manifestado abertura ao compromisso".
Na quinta-feira, o consórcio Newtour/MS Aviation insistiu que só vai apresentar uma proposta pela Azores Airlines se chegar a um entendimento com os trabalhadores, tendo apelado ao pessoal de cabine para compreender que a "responsabilidade exige realismo".
O Newtour/MS Aviation lembra que o diálogo com Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) "decorreu com seriedade e sentido de responsabilidade", culminando com a aprovação da proposta apresentada pelo consórcio.
PUB
Segundo o consórcio, a proposta apresentada ao pessoal de cabine "não é igual, nem poderia ser" à dos pilotos, já que cada profissão tem as suas "especificidades", mas apresenta o "mesmo racional".
Em 09 de novembro, o SPAC revelou à agência Lusa que foi aprovado na Assembleia de Empresa da Azores Airlines, com 75% dos votos, o acordo negociado entre a direção do SPAC e o consórcio Newtour/MS Aviation.
A privatização da Azores Airlines (empresa do grupo SATA que opera do arquipélago dos Açores para o exterior) está a ser negociada com o consórcio Newtour/MS Aviation, tendo o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) admitido a possibilidade de uma negociação particular ou o encerramento da companhia, caso não seja possível alcançar um acordo.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Empresas Vigilância Sindicatos Privatização Azores Airlines Mato Grosso do SulQue eleições são estas?
Ninguém escapa à demagogia
Mais lidas
O Negócios recomenda