Telefonica quer Portugal Telecom

A Telefónica está compradora da Portugal Telecom (PT) e foi isso que o seu presidente, Juan Villalonga, veio afirmar ao primeiro-ministro António Guterres, num almoço realizado, na passada terça-feira, em São Bento, com a presença de Murteira Nabo.
Luís Rainho 17 de Março de 2000 às 10:20

A Telefónica está compradora da Portugal Telecom (PT) e foi isso que o seu presidente, Juan Villalonga, veio afirmar ao primeiro-ministro António Guterres, num almoço realizado, na passada terça-feira, em São Bento, com a presença de Murteira Nabo, presidente da PT, e Jorge Coelho, ministro do Equipamento.

«O Independente» noticiou a atitude de recusa diplomática de António Guterres, argumentando do «interesse estratégico para Portugal» da manutenção da operadora em mãos portuguesas. Jorge Coelho terá passado a «batata quente» para Murteira Nabo, deixando-lhe margem de manobra e afirmando o seu apoio para decidir sobre o futuro da PT.

PUB

Em fase de conclusão estão dois estudos encomendados à Merrill Lynch e Salomon Smith Barney sobre a consolidação da empresa no sector das telecomunicações, tendo como prazo de conclusão e entrega a data da reunião de accionistas a realizar-se no próximo dia 21 de Abril. A decisão de Murteira Nabo estará dependente destes estudos para que opte pela via estratégica de condução dos destinos da empresa, tendo em conta o gigantismo da Telefónica e a vulnerabilidade da PT no caso de uma oferta pública de aquisição (OPA). Será também de referir que um dos caminhos apontados por estes estudos será o da fusão da PT com a Telefónica.

Nem a intervenção política do Governo poderá pôr um travão à intenção da operadora espanhola, pois a legislação comunitária é adversa à manutenção de «golden shares». A conservação da PT sob o controlo de portugueses passará pela «intervenção diplomática» entre as mais altas instâncias políticas ibéricas, sendo no entanto de referir que outros candidatos se encontram em fase avançada de prospecção, nomeadamente a British Telecom (BT) que enviou esta semana uma equipa para estudar a abordagem da operadora inglesa à PT.

A PT, às 10h20, cotava nos 14,28 euros (2.863 escudos), reristando uma valorização de 1,85%.

PUB
Pub
Pub
Pub