Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O que significa o chumbo de João Leão

22.09.2022

Na 3ª-feira, o Governo anunciou que retirava a candidatura do ex-ministro João Leão à presidência do Mecanismo Europeu de Estabilidade (uma espécie de fundo de resgate da Zona Euro). A notícia era uma surpresa porque alguns membros do Governo diziam em privado que “era mais uma para Portugal” (depois de Centeno no Eurogrupo).

Energia: isto não é política séria

21.09.2022

Quando os preços da energia dispararam e o Governo percebeu o impacto na sua popularidade, fez o que António Costa faz sempre: fuga em frente. No caso concreto, sugeriu a migração do mercado livre para o regulado.

Uma longa tradição socialista

20.09.2022

Aos poucos, a realidade económica vai mostrando aos portugueses que António Costa é um charlatão. E que o PS adora manter uma conhecida tradição socialista. Lembra-se de Sócrates? Com ele o mundo mudou em 15 dias, da abundância para a austeridade. Com António Costa, pelos vistos, também.

Iliteracia ou frete?

19.09.2022

A esmagadora maioria dos governantes nunca teve experiência empresarial. Não sabem o que é ter de vender para pagar contas, não sabem o que custa pagar segurança social, nem sabem a dificuldade que é pagar impostos a tempo e horas.

Querem mesmo resolver o alojamento para estudantes?

18.09.2022

O governo quer aumentar a oferta de alojamento para estudantes? É simples: aumenta e alarga bolsas de estudo, constrói residências públicas ou (o mais inteligente) propõe aos senhorios a redução do imposto de 28 para 10% ou 5%.

O socialismo empobrece

15.09.2022

Diz a narrativa oficial, secundada por parte do comentariado nacional, que Portugal foi um dos países que melhor enfrentaram a pandemia. Tudo isto graças aos apoios que o Governo concedeu às famílias.

Como levar a Segurança Social à falência

14.09.2022

O debate sobre as pensões está a fazer cair a máscara ao Governo. Ontem, no Parlamento, a ministra Ana Godinho mostrou porque é que o sistema de pensões caminha para a falência.

O “diabo” made in Largo do Rato

13.09.2022

Corte de mil milhões de euros nas pensões. Mudança das regras de cálculo das mesmas. Aumentos de 2% na função pública em 2023 (em vez de 7,4% – o referencial de inflação do Governo). Insustentabilidade do sistema de pensões…

A ignorância é atrevida

12.09.2022

A ex-ministra Alexandra Leitão defende a criação de um imposto extraordinário sobre os lucros, justificando-o com o aumento da inflação. Diz a ex-ministra que, “da mesma maneira que há pessoas que estão a perder por via da inflação, há empresas que estão a ganhar”.

Marcelo, o corta-fitas da 3.ª República?

11.09.2022

O Presidente não percebeu que o Governo estava a mexer nas regras das pensões? Ou percebeu e não quis (mais uma vez) conflitos com António Costa? Não sei qual das hipóteses é pior. Mas que é lamentável ter um Presidente que não escrutina o Governo, é. Não é isso que a Constituição lhe manda fazer.

Andam a brincar com os pensionistas

08.09.2022

Na terça-feira foi Fernando Medina a dizer que as novas regras das pensões só serão conhecidas em 2024. Ontem, foi o primeiro-ministro a explicar que se se atualizasse as pensões com base na taxa de inflação atual, teríamos um problema de sustentabilidade nas pensões.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio