pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A Constituição criou um sistema semipresidencial. Esse sistema não dá ao PR tantos poderes como os candidatos querem atribuir a Belém. Quanto mais cedo perceberem isso, menos figuras tristes farão nos debates.

A inexperiência tem destas coisas

O episódio das comemorações do 25 de Novembro teve uma grande vantagem: pôs a nu algo que se suspeitava, mas carecia de confirmação: a esquerda não engoliu a derrota de 1975.

A esquerda não perdoa o 25 de Novembro

O erro de São José Lapa é o mesmo dos sindicatos e da esmagadora maioria dos portugueses: desligam uma realidade da outra, transformando o debate sobre salários numa questão ideológica (há que distribuir tudo, inclusive a riqueza que não se cria).

O que São José Lapa nos ensina sobre a economia

É boa ideia dar rédea solta aos bancos? Não. Portugal não está a salvo de voltar a ter um problema no imobiliário (embora a curto prazo isso não seja provável), com óbvio contágio aos bancos e à economia.

Prevenir crises no imobiliário

O mecanismo de comparticipação é gerido pelo Estado. Portanto, a fiscalização desses atos não tem a ver com a entidade que os passa, mas com quem custeia o sistema; ou seja, o SNS.

Bar aberto na Saúde

A política portuguesa é feita de muito calculismo: não se toca em matérias polémicas para não ferir determinados interesses. Mesmo que os protagonistas saibam que as mudanças são mesmo necessárias.

O país do politicamente correto

Na prática, não se dá pela diferença entre as políticas de José Luís Carneiro e as seus dois antecessores. E o pior é que Carneiro nem sequer admite os gravíssimos erros que o seu partido cometeu durante 8 anos de governo.

Carneiro ainda fica sem chão

O país não aguenta aumentos de despesa ao ritmo de 10% ao ano (valores de 2024) com baixas de impostos (nesse contexto, surpreendem as duas subidas de notação decididas pela S&P em 2025…).

O “mood” da Moody’s é exagerado?

Os partidos são livres de tomar as posições que quiserem. Mas cabe ao resto da sociedade condenarem os excessos do PCP com a mesma veemência com que criticam os excessos do Chega.

Demasiada tolerância com o PCP

O PS saiu do poder há dois anos, deixando para trás um rasto de incompetência no SNS. O partido sabe que os problemas que criou não têm solução nem em 5 anos, mas está a exigir que o Governo os resolva em 6 meses; e não quer fazer qualquer acordo de regime nesta área…

Este país não existe

O governo devia enquadrar a criação de novos instrumentos financeiros numa estratégia nacional que passe por rever todo o enquadramento da Segurança Social, na componente das pensões.

Pôr a poupança no mercado de capitais

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio