Volvo expande parceria com Google para acelerar software automóvel
Os condutores da Volvo podem ter de esperar poucos meses pela próxima atualização de software do computador de bordo, que pode já ter o auxílio do assistente Gemini.
O Android Auto está prestes a sofrer uma nova revolução. A Volvo Cars e a Google expandiram a sua parceria para continuar a desenvolver o software para automóveis, significando que os detentores destes carros suecos vão ter acesso às atualizações antes das marcas concorrentes.
A Volvo acredita que a renovação da parceria dá novos recursos aos clientes da empresa, que podem contar com a presença de mais tecnologia a bordo de um automóvel. Uma das novidades é a presença do Gemini.
Isto significa que a Volvo vai posicionar-se à frente de toda a indústria automóvel que, neste momento, está atrás dos smartphones em cerca de dois lançamentos de Android. Ou seja, o objetivo é equiparar as atualizações dos smartphones às dos automóveis da Volvo, mantendo-os no mesmo patamar.
A novidade foi apresentada durante o Google I/O, a conferência anual da tecnológica, onde o modelo EX90 já tem disponibilizado o Android 15, a versão mais recente do sistema operacional da Google. Os restantes veículos da marca sueca ainda operam com o Android 13, embora a Google assuma a intenção de lançar o novo sistema nos automóveis em produção.
A presença do Gemini no automóvel será capaz de compreender as necessidades do condutor durante a condução, através de interações naturais. Por exemplo, o sistema é capaz de criar mensagens por voz, traduzi-las para outra língua antes de as enviar, consultar o manual de instruções do automóvel ou obter informações sobre o destino. Esta interação mais intuitiva poderá reduzir a carga cognitiva do condutor, promovendo maior foco na estrada e diminuindo distrações.
Mais lidas