Bundesbank: bancos alemães estão fortes mas subestimam riscos
O banco central alemão, o Bundesbank, considera que as instituições bancárias daquele país estão robustas. Contudo, sofrem de baixa rentabilidade e podem estar a subestimar o risco de quedas nos preços dos activos ou taxas de juros.
PUB
A posição foi tornada pública esta quarta-feira, 16 de Novembro. Embora a maior economia da zona euro tenha impulsionado a recuperação do bloco nos últimos anos, o seu crescimento económico desacelerou nos últimos trimestres, trazendo para cima da mesa a preocupação crescente sobre a fraca rentabilidade do seu sector bancário.
"No actual cenário macroeconómico, há o perigo de o mercado subestimar os riscos e deixar de levar em conta a possibilidade de queda dos preços dos activos e o aumento das taxas de juro", afirmou a vice-presidente do Bundesbank, Claudia Buch, em comunicado.
PUB
Outra das preocupações, recorda a agência Reuters, é o facto de os bancos estarem a emitir empréstimos com prazos mais longos, fixando as taxas de juro e tornando o sector menos flexível perante a necessidade de mudança. Todavia, garante o Bundesbank, a solvência dos bancos alemães não está em causa.
Saber mais sobre...
Saber mais Bundesbank Claudia Buch economia negócios e finanças serviços financeiros bancaMais lidas
O Negócios recomenda