Centeno entre os favoritos à presidência da Autoridade Bancária Europeia

Ex-governador do Banco de Portugal surge como potencial sucessor de José Manuel Campa na liderança da EBA e conta com o apoio da presidente do BCE, Christine Lagarde.
Mário Centeno
Miguel A. Lopes / Lusa
Negócios 08:58

Mário Centeno é apontado como um dos principais candidatos à presidência da Autoridade Bancária Europeia (EBA), o regulador que coordena a supervisão da banca a nível europeu, de acordo com o jornal Eco.

O antigo governador do Banco de Portugal e ex-ministro das Finanças é uma aposta da atual presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, que tentou durante o verão convencer Luís Montenegro a apoiar a recondução de Centeno para um segundo mandato como governador do Banco de Portugal. Contudo, o Governo decidiu substituir Centeno por Álvaro Santos Pereira.

PUB

Embora o BCE não tenha uma influência direta no processo de seleção, o apoio de Lagarde pode ser um importante trunfo para Centeno. Apesar do histórico como ministro e presidente do Eurogrupo, Centeno não confirmou, até ao momento, o seu interesse em concorrer ao cargo.

O espanhol José Manuel Campa apresentou no início de setembro a demissão da liderança da EBA, cargo que abandonará a 31 de janeiro.



PUB
Pub
Pub
Pub