Novo BES nasce segunda-feira com bons créditos e todos os depósitos
Um novo BES com o mesmo aspecto abre as portas esta segunda-feira. Para os clientes habituais nada muda. Na realidade é um banco sem as dívidas do Grupo Espírito Santo, sem o BES Angola e sem outros créditos de empresas em dificuldades.
PUB
O BES foi durante este fim de semana separado em dois bancos, o bom e o mau. O BES que abre amanhã as portas aos seus clientes é um banco capitalizado pelo fundo de resolução e sem os activos tóxicos.
PUB
Para os clientes, depositantes e empresas com empréstimos, nada muda. Para o sistema no seu conjunto, o Novo BES é um banco mais sólido alvo de aumento de capital realizado pelo Fundo de Resolução.
PUB
O banco mau, que vai ficar com o nome do BES, passou a deter todos os activos de empresas em dificuldades, nomeadamente as dívidas do grupo GES, assim como a participação no BES Angola.
PUB
O governo e o Banco de Portugal tomaram esta decisão porque já não era possível manter o mesmo BES com as portas abertas. Tinha perdido o acesso a empréstimos do BCE depois dos resultados que apresentou no primeiro semestre.
PUB
Os accionistas do BES assim como os detentores de obrigações subordinadas perdem tudo, ficando donos do 'bad bank'.
PUB
O 'bad Bank' ou o 'BES mau' entra em liquidação e passará a ser gerido por um administrador de falências.
PUB
O Novo Banco mantém a administração que entrou recentemente no banco e é um banco que será vendido o mais depressa possível. É detido pelo Fundo de Resolução onde participam todos os bancos do sistema.
PUB
Os clientes do BES sem activos problemáticos do grupo GES não serão afectados.
PUB
No novo BES, além dos depósitos e dos créditos bons, ficarão ainda várias empresas, como o BESI e o Banco Best.
Saber mais sobre...
Saber mais Banco Espírito Santo BES Fundo de Resolução bad bank Banco Best banca BES AngolaA importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda