Testes de stress do Novo Banco vão ser feitos este ano

O BCE vai concretizar os testes de stress do Novo Banco antes do fim do ano, estando a trabalhar com a instituição para definir um novo calendário. O balanço inicial do banco agora liderado por Eduardo Stock da Cunha deverá ser conhecido nas próximas semanas.
Novo Banco
Miguel Baltazar/Negócios
Maria João Gago e Helena Garrido 26 de Outubro de 2014 às 15:14

Um novo calendário para a apresentação dos testes de stress e de avaliação da qualidade dos activos (AQR) está a ser definido pelo BCE para o Novo Banco, que ficou fora deste exercício na sequência da intervenção no BES. Os resultados dessa avaliação deverão ser divulgados antes do fim do ano, segundo fontes conhecedoras do processo. 

PUB

 

Neste momento também ainda não se conhece o balanço inicial do Novo Banco que nasceu da separação do BES em duas instituições numa intervenção anunciada a 3 de Agosto. Fontes ligadas ao processo admitem que a divulgação do balanço inicial deverá ocorrer nas próximas semanas, seguindo-se, pouco tempo depois, a avaliação dos auditores.

PUB

 

O BCE divulgou este domingo 26 de Outubro os resultados dos testes de stress aplicados a 130 bancos na área do euro, num exercício que durou um ano.

PUB

 

O BES era uma das instituições portuguesas submetidas a essa avaliação mas com a intervenção realizada em Agosto esse processo foi interrompido. O objecto de avaliação e teste do BCE passou a ser o Novo Banco.

PUB

 

Do conjunto dos três bancos avaliados, o BPI foi o que obteve os melhores resultados, seguindo-se a CGD e por fim o BCP que não passou no cenário adverso.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Novo Banco testes de stress BCE banca
Pub
Pub
Pub