Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CaixaBank gasta 304 milhões para rescindir com 610 funcionários

Tal como o BPI, também o CaixaBank em Espanha está a reduzir o pessoal. Segundo informado hoje, aderiram ao programa de pré-reformas 610 funcionários. O banco espera poupar 65 milhões por ano.

Miguel Baltazar
  • Assine já 1€/1 mês
  • 12
  • ...

O CaixaBank gastará 304 milhões de euros para fechar com 610 funcionários com mais de 56 anos. Em Portugal, o BPI, controlado pelo grupo catalão, também está num processo de redução de pessoal.

 

"O CaixaBank informa que, conforme o acordo alcançado recentemente com os representantes dos trabalhadores, 610 funcionários aderiram ao plano de desvinculações voluntárias dirigidas a colaboradores nascidos antes de 1 de Janeiro de 1962, com saídas previstas para os finais do segundo e terceiro trimestres de 2017", revela o comunicado da instituição liderada por Gonzalo Gortázar (na foto) ao regulador dos mercados espanhol. O grupo tinha, no final de 2016, 32.403 funcionários.

 

A nota foi enviada porque terminou esta sexta-feira, 19 de Maio, o prazo para a adesão a este programa de pré-reformas lançado pelo CaixaBank, detentor de 84,5% do português BPI e que a imprensa espanhola adiantou poder estar a ponderar a aquisição do Banco Popular em Espanha.

 

"A dotação estimada deste acordo é 304 milhões de euros brutos que se espera reconhecer no trimestre em curso [segundo], ainda que a poupança de custos prevista associada a este plano de saídas é de 65 milhões de euros brutos por ano", concretiza a instituição financeira. Ou seja, a lógica por detrás destas saídas é a redução estrutural de custos: há um encargo imediato de 304 milhões, mas há depois poupanças anuais de 65 milhões.

 

Em Portugal, o BPI também está a empreender um programa de rescisões voluntárias, tendo como objectivo abranger até 400 pessoas no âmbito de saídas por mútuo acordo ou reformas antecipadas. 

Ver comentários
Saber mais CaixaBank BPI Gonzalo Gortázar Banco Popular
Mais lidas
Outras Notícias