Concorrência espanhola avança com investigação aprofundada a fusão BBVA/Sabadell
O regulador da concorrência do país vizinho anunciou ter iniciado uma investigação aprofundada à eventual fusão entre os dois bancos.
Na justificação para a abertura da segunda fase de análise da operação, a CNMC sublinha que irá analisar o impacto na "concorrência efetiva" nos setores dos serviços bancários e de pagamentos, bem como dos seguros, fundos de pensões e gestão de ativos.
Nesta fase, explica o regulador, o Sabadell e outras entidades com interesse legítimo na operação poderão apresentar argumentos. Também o BBVA poderá argumentar e apresentar mais informação.
A CNMC irá também pedir relatórios às comunidades autónomas em que a concentração possa afetar de forma significativa a concorrência.
O BBVA, o segundo maior banco espanhol em valor de mercado, ofereceu 11,5 mil milhões de euros para adquirir o Sabadell. A administração do banco visado na OPA considerou a oferta demasiado baixa e defendeu que os acionistas teriam maiores benefícios se o banco continuasse como uma entidade independente.
A operação também enfrenta algumas reservas do Governo, com preocupações sobre a excessiva concentração no mercado bancário.
Mais lidas