pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Expresso: Estado injecta mais capital no Novo Banco já este ano

O banco liderado por António Ramalho deverá apresentar prejuízos recorde devido ao elevado montante de imparidades que se prepara para constituir, segundo o semanário.

Sara Matos
17 de Fevereiro de 2018 às 13:00

O Fundo de Resolução terá de injectar mais capital no Novo Banco já este ano para manter rácios, avança o Expresso. De acordo com o jornal, o banco deverá apresentar prejuízos recorde em 2017 devido ao elevado montante de imparidades que terá que constituir. O valor dos prejuízos ainda não estará fechado mas deverá ultrapassar as várias centenas de milhões de euros e podem mesmo chegar aos milhares de milhões.

 

As imparidades a registar vão recair sob os activos tóxicos que ficaram sob a alçada do Fundo de Resolução. Uma fonte contactada pelo Expresso revelou que "há uma política de imparização que o Novo Banco deverá seguir, mais agressiva, e que está de acordo com as exigências das autoridades europeias". 

A Lone Star, que detém 75% do capital do banco, pretende apressar a constituição de imparidades sobre os activos que estão na alçada do Fundo de Resolução já este ano. 

E, de acordo com o jornal, o Governo já se preparou para a eventualidade de este ano ser necessário avançar com a injecção de capital por parte do Fundo de Resolução. E já haverá uma autorização do Conselho de Ministros para financiar o fundo e terá sido inscrita uma verba máxima de 850 milhões de euros no Orçamento do Estado para o efeito, este ano. 

"A dotação já está acautelada e deverá ser necessário accionar parte deste montante", afirmou uma fonte próxima do processo que não foi identificada pelo jornal. 

 

O Novo Banco deverá apresentar os resultados de 2017 em Março. Em 2016, registou prejuízos de 788,3 milhões de euros e as perdas ascenderam a 929,5 milhões de euros em 2015. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio