Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Filial do ESFG no Panamá é "completamente autónoma" do BES

O regulador bancário do Panamá assumiu o controlo temporário do ES Bank, subsidiária do ESFG. De acordo com o governador do Banco de Portugal, esta unidade não tem uma relação com o grupo BES.

Miguel Baltazar/Negócios
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

A filial do Espírito Santo Financial Group no Panamá, o ES Bank, não tem uma relação com o Banco Espírito Santo. A conclusão retira-se das palavras de Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, que foi ao Parlamento esta sexta-feira, 18 de Julho, falar sobre a situação do BES.

 

"Todas as filiais bancárias detidas directamente pelo ESFG estão localizadas em países fora da União Europeia: Dubai (ES Bankers Dubai), Panamá (ES Bank Panamá) e Suíça (Banque Privée Espírito Santo)", especificou o governador. "São completamente autónomas, onde o Banco de Portugal não tem qualquer poder de supervisão. Têm uma relação com o Grupo Espírito Santo mas não com o Banco Espírito Santo", acrescentou Carlos Costa.

 

A actividade do BES estende-se internacionalmente por Angola – cuja situação sensível poderá ser resolvida em breve, espera o governador –, Espanha, Reino Unido, Brasil, Estados Unidos, Macau, Polónia, Cabo Verde e Irlanda, adiantou o governador. 

 

No caso do ES Bank Panamá, foi noticiado pela Lusa esta sexta-feira que o regulador bancário do país assumiu o seu controlo temporário. A decisão "foi necessária para proteger e defender os interesses dos depositantes e credores da instituição". Em causa está uma "iliquidez e potencial de insolvência", referiu o regulador. 

Ver comentários
Saber mais ESFG BES Banco Espírito Santo Carlos Costa Panamá ES Bank
Outras Notícias