Fosun substitui representante na administração do BCP
Acionista chinês coloca o CEO do Fosun Insurance Group no lugar do presidente da Fosun em Portugal, que estava no conselho de administração do banco desde 2017. O gestor também está no “board” da Fidelidade, no qual vai continuar.
Ao fim de oito anos a representar a Fosun no Conselho de Administração do BCP, Lingjiang Xu, responsável pelos negócios do gigante chinês em Portugal, sai para ser substituído por Vincent Li, o CEO do Fosun Insurance Group e que faz parte do “board” do grupo chinês. A substituição não tem significado especial, relatam ao Negócios fontes conhecedoras do processo.
“O Banco Comercial Português, S.A. (Banco) informa que o seu Conselho de Administração aprovou a cooptação de Tao Li (Vincent Li), como membro não executivo do Conselho de Administração do Banco, na sequência da apresentação de carta de renúncia de Lingjiang Xu ao mesmo cargo, a qual foi aceite com efeitos a 27 de novembro de 2025”, escreve o BCP em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
“A cooptação foi deliberada na sequência da obtenção de autorização por parte do Banco Central Europeu para o exercício de funções e será apresentada para ratificação na próxima Assembleia Geral”, continua o banco.
Lingjiang Xu também tem assento, como vogal, no Conselho de Administração da Fidelidade, cargo que, pelo menos para já, deverá manter, sabe o Negócios.
Em Portugal, a Fosun é o maior acionista do BCP, com cerca de 20% e controla a seguradora Fidelidade (tem 85% do capital, com os restantes 15% a pertencerem à Caixa Geral de Depósitos). A Fidelidade, por sua vez, tem 5,3% da REN. No final do Verão, a Fidelidade vendeu 40% da Luz Saúde aos australianos da Macquarie por 310 milhões de euros, numa operação que avaliou a rede hospitalar em 1,1 mil milhões de euros.
Mais lidas