pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Marcelo promulga proibição de aumento de comissões no MBWay

O Presidente da República deu luz verde ao diploma aprovado na semana passada em Conselho de Ministros.

marcelo rebelo de sousa
marcelo rebelo de sousa Miguel Baltazar
07 de Outubro de 2024 às 20:12

O presidente da República promulgou a proibição do aumento de comissões no MBWay. A medida foi aprovada na semana passada em Conselho de Ministros. 

"O Presidente da República promulgou o diploma que procede à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 3/2010, de 5 de janeiro, que consagra a proibição de cobrança de encargos pela prestação de serviços de pagamento e pela realização de operações em caixa multibanco", lê-se na nota publicada no site oficial da Presidência. 

Na semana passada, o Governo decidiu que os bancos não vão poder cobrar comissões mais altas nas transferências imediatas feitas através do MBWay - ou de qualquer outra aplicação de telemóvel. A decisão do Executivo constitui uma resposta às preocupações levantadas pela Deco neste Verão e à recomendação do Banco de Portugal.

"Para proteger os (...) clientes bancários aprovámos um diploma que impõe limites às comissões bancárias nas transferências imediatas pelas aplicações de telemóvel", afirmou o ministro da Presidência na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros. "O que fazemos é aplicar o mesmo limite que existe para os pagamentos com cartões de débito", acrescentou António Leitão Amaro.

Os limites vão assim passar a ser iguais aos aplicados nas transferências entre cartões: 30 euros por operação, 150 euros por mês e 25 transferências mensais. Acima destes tetos, são cobradas comissões máximas de 0,2% nos cartões de débito e 0,3% nos de crédito.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio