pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Paulo Macedo: “O governador é que me avalia a mim, não é ao contrário”

O presidente da Caixa Geral de Depósitos entende que o perfil de Álvaro Santos Pereira não deixa dúvidas sobre a sua capacidade. Mas recusa entrar em comentários detalhados sobre o sucessor de Mário Centeno, cujo trabalho elogia.

Paulo Macedo na apresentação dos resultados da CGD do primeiro semestre de 2025
Paulo Macedo na apresentação dos resultados da CGD do primeiro semestre de 2025 Pedro Catarino
30 de Julho de 2025 às 11:55

Paulo Macedo afasta dúvidas sobre a capacidade de Álvaro Santos Pereira para o cargo de Governador do Banco de Portugal. “Estamos a falar do economista chefe da OCDE, com uma carreira académica sólida”, afirmou quando foi questionado sobre o tema na apresentação de (CGD) no primeiro semestre.

Ironizando que “o Governador é que me avalia a mim, não é ao contrário”, o CEO do banco público recusou fazer comentários detalhados sobre o nome escolhido para liderar o supervisor bancário, mas enfatizou que em termos de currículo, Santos Pereira “não levanta dúvidas”. E sublinhou que é sempre de saudar que alguém que está em Paris na OCDE se disponha a vir para Portugal e “recebe as manchetes que recebeu”.

Macedo recusa ainda que o facto de ter sido colega de Santos Pereira no Conselho de Ministros (quando no Governo de Passos Coelho tinha a pasta da Saúde enquanto Santos Pereira liderava a Economia) coloque questões de independência entre ambos.

A Mário Centeno, que está de saída do supervisor, o presidente da Comissão executiva deixa ainda uma palavra de “apreço pela forma como se relacionou com os bancos e representou Portugal”.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio