Biedronka da Jerónimo Martins com interesse em adquirir cadeia de retalho croata
A Biedronka, marca polaca da "joaninha" detida a 100% pela retalhista portuguesa Jerónimo Martins, estará a considerar a aquisição da concorrente croata Studenac, uma das maiores cadeias de retalho do país em número de lojas, segundo avança a Bloomberg, com informações da revista croata Lider, que cita pessoas próximas do assunto.
PUB
"Não comentamos rumores sobre oportunidades de M&A [fusões e aquisições]. Dito isto, o grupo Jerónimo Martins está neste momento muito focado em investir nos seus mercados atuais – Polónia, Colômbia e Portugal – e em preparar a entrada na Eslováquia, onde irá abrir as primeiras lojas no final do ano", diz fonte oficial do grupo, num comentário por escrito enviado ao Negócios.
A operar desde 1991, a Studenac tem mais de 1.200 lojas espalhadas por toda a Croácia, empregando mais de 6.200 pessoas. A retalhista foi comprada há seis anos por um fundo de "private equity" polaco gerido pela Enterprise Investors, que divulgou à revista Lider ter iniciado um novo caminho estratégico para a empresa.
PUB
Agora, a Biedronka, detida pela dona do Pingo Doce, ter-se-á juntado à luta com a CVC Capital Partners e a Mid Europa Partners para adquirir a rede de retalho de Zagreb, e "parece ser a candidata mais séria", escreveu a revista. A representante Enterprise Investors, Anna Czywczynska, não quis divulgar mais pormenores sobre a possível transação, bem como outros potenciais "pretendentes" da retalhista croata.
O negócio da "joaninha", que se vai estender até à Eslováquia até ao final do ano, contribuiu com mais de 70% para as vendas totais da Jerónimo Martins em 2023, ano em que atingiu o recorde de 30.600 milhões de euros. [Notícia atualizada às 15:20 com comentário da Jerónimo Martins] *Texto editado por Inês Santinhos Gonçalves
PUB
[Notícia atualizada às 15:20 com comentário da Jerónimo Martins]
Gaza e as duas claques
A aversão europeia ao risco
Mais lidas
O Negócios recomenda