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Jerónimo Martins: O que se sabe da entrada da Biedronka na Eslováquia?

Esta será a primeira vez que a Jerónimo Martins internacionaliza uma marca. Biedronka vai chegar à Eslováquia no final do ano, mas grupo mantém cartas junto ao peito, nomeadamente em relação ao número de lojas.

Jerónimo Martins Pedro Soares dos Santos Luís Araújo Biedronka
Jerónimo Martins Pedro Soares dos Santos Luís Araújo Biedronka Miguel Baltazar
07 de Março de 2024 às 14:45

O investimento para o arranque este ano será "marginal", está prevista a abertura de "algumas lojas" no final do ano, a operação será comandada pela Polónia e foi já escolhido um CEO no país. Eis o que se sabe para já da entrada da Jerónimo Martins na Eslováquia, o mercado que se segue para o grupo liderado por Pedro Soares dos Santos, que opera em Portugal, Polónia e Colômbia.

Depois de anos a namorar a possibilidade de entrar na Roménia, um plano que não estará totalmente descartado, a Jerónimo Martins escolheu abrir na Eslováquia, onde ao contrário do que sucede atualmente vai "testar" a internacionalização de uma das suas insígnias - em vez de ter uma própria no país. Para o piloto foi escolhida a Biedronka, a marca polaca da "joaninha", conhecida dos vizinhos eslovacos, que figura, aliás, como a joia da coroa do grupo, contribuindo com a fatia de leão - mais de 70% - para as vendas totais que atingiram o recorde de 30.600 milhões de euros no ano passado.

No relatório financeiro, a Jerónimo Martins espera que o programa de investimento para 2024 se cifre em 1,2 mil milhões de euros, em linha com o realizado em 2023, mas que considera também o investimento inicial para lançar a operação na Eslováquia, cujas primeiras lojas deverão abrir no final deste ano. Esta quinta-feira, na conferência com analistas, a administradora financeira do grupo, Ana Luísa Virgínia, afirmou, no entanto, que a verba para o arranque é "marginal" nesta fase.

Aliás, por esta altura, o grupo não abre o jogo nem sobre o número exato de lojas que pretende abrir. Serão "algumas", respondeu o CEO da Biedronka, Luís Araújo (na foto), indicando que está "identificada a equipa que vai gerir as principais áreas", "desenhada a logística que suportará a operaçao" e está em curso, entre outros, o "pipeline" das localizações, "estando asseguradas as primeiras lojas", assim como processos de recrutamento.

"É a primeira vez que a Jerónimo Martins internacionaliza uma marca", realçou, apontando que "toda a lógica passa por alavancar o que construímos na Polónia e, obviamente, há também um trabalho de adaptação de sortido".

A operação será "toda comandada a partir da Polónia", que "é o nosso centro para a expansão na Europa Central", afirmou o presidente da Jerónimo Martins, indicando que há, no entanto, um CEO para o país que está, aliás, já escolhido. Trata-se de Maciej Lukowski, gestor polaco, com mais de 20 anos de "casa", incluindo passagens por Portugal, onde foi diretor comercial e financeiro.

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