Dona da Zara sobe lucros trimestrais em 5,4% para 1.375 milhões de euros
Novo trimestre, novo recorde para a Inditex. A dona de marcas como a Zara, Lefties e Massimo Dutti fechou o primeiro trimestre fiscal (fevereiro a abril) com um lucro líquido de 1.375 milhões de euros, mais 5,4% face ao período homólogo.
Em comunicado, publicado esta quarta-feira, a multinacional espanhola indica que as vendas aumentaram 5,8% para 8.750 milhões de euros.
PUB
A Inditex fala na manutenção de um "sólido desempenho", destacando que "todas as linhas de despesas foram rigorosamente controladas e apresentam uma evolução favorável".
O EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) cresceu 7,3% para 2.568 milhões de euros.
A margem bruta (diferença entre receitas e despesas) também melhorou, atingindo 61,2%, com a Inditex a esperar que se mantenha "estável" no exercício de 2026.
PUB
Os sinais pós-abril também são, de resto, positivos, com a gigante espanhola da moda a dar conta de que "as coleções de primavera/verão continuam a ser muito bem recebidas pelos clientes".
Prova disso é que as vendas entre 1 de maio e 1 de junho aumentaram 11,5% face ao período homólogo de 2025, impactadas positivamente pelos efeitos sazonais, refere.
No final de abril, a Inditex operava 5.456 lojas em mais de 200 mercados.
PUB
A Inditex anunciou ainda que vai propor a nomeação de José Ignacio Goirigolzarri, ex-presidente do Caixabank, como novo conselheiro independente, em substituição de Rodrigo Echenique, que cessa o mandato.
A decisão será ratificada na assembleia geral de acionistas marcada para 7 de julho.
PUB
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Milhões de euros Milhões Mil Milhões de euros Inditex José Ignacio GoirigolzarriMais lidas
O Negócios recomenda