Worten pode vir a apostar no modelo de "franchising"

A administração da Worten não confirma a expansão do negócio de retalho alimentar para Moçambique. E assume-se como "facilitador do processo de internacionalização" da Sonae.
Worten Mário Pereira
Bruno Simão
Isabel Aveiro 04 de Fevereiro de 2016 às 13:35

A gestão da rede de retalho especializado em electrónica Worten não confirma a expansão do negócio alimentar da Sonae (consolidado na Sonae MC, que detém os hipermercados Continente) para Moçambique, avançada na imprensa local.

PUB

Quando questionado sobre uma possível união de esforços, caso a informação da expansão do alimentar para Moçambique se confirme, Mário Pereira afirmou: "nós [Worten, pertencente à Sonae SR] vamos no túnel de vento da Sonae MC".

Mário Pereira recusou, contudo, confirmar qualquer intenção de a Sonae expandir o seu negócio para Moçambique – goradas que foram as expectativas em Angola -, remetendo toda a informação sobre a estratégia da Sonae MC para a própria. A Sonae SR já está em Moçambique, através da rede de vestuário Mo.

PUB

Em alternativa, o administrador da Worten preferiu qualificar a empresa que gere como "facilitadora do processo de internacionalização" do grupo. Para já, e numa altura em que está a fazer 20 anos, o grupo está mais apostado em consolidar-se onde está directamente.

No que toca à estratégia de expansão, e referindo-se então também a Portugal, Mário Pereira confirmou que o modelo de franchising "está estudado dentro do grupo" e é visto como uma "boa proposta de valor". "Já temos abordagens do mercado" para abrir a expansão a este tipo de exploração, adiantou – "acreditamos que tem algum espaço", acrescentou.

PUB

A Worten, está, para já, na Península Ibérica. Tem 180 unidades de retalho em Portugal, e outras 50 em Espanha, onde tem feito o que qualifica de "gestão dinâmica de lojas" e "optimização do parque", adiantou Inês Borges, directora de marketing da empresa. O que tem representado nos últimos meses alguns encerramentos naquele mercado, aberturas noutras localizações e remodelações de algumas outras unidades – e maior rentabilidade, segundo os dados preliminares de vendas do grupo referentes a 2015.

Exportação de marcas próprias

PUB

Sobre a expansão em mercados além de Portugal e Espanha, Inês Borges preferiu focar a atenção do tema menos na internacionalização da operação de retalho e mais na exportação de marcas próprias da Worten.

Dando o exemplo da Goodis (marca de acessórios para equipamento electrónico), a directora de marketing adiantou que o conjunto de marcas próprias da Worten é já exportado para 12 países, através de outros operadores.

PUB

Processo semelhante, recorde-se, ocorreu com marcas próprias de outras insígnias especializadas da Sonae, como a Berg, da SportZone.

Pub
Pub
Pub