Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

António Casanova passa a liderar a Unilever Espanha

O gestor, que até agora presidia à parceria Unilever Jerónimo Martins em Portugal, vai acumular funções e passar a presidir Espanha também.

João Pintassilgo
Isabel Aveiro ia@negocios.pt 18 de Julho de 2016 às 17:16
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

António Casanova, presidente executivo da Unilever Jerónimo Martins (UJM) desde finais de 2009, foi nomeado presidente executivo da Unilever Espanha, cargo que acumulará com as funções em território nacional, avançam esta segunda-feira, 18 de Julho, os jornais espanhóis Expansión, La Vanguardia e Europa Press, citando um comunicado da companhia.

O gestor português passa a assumir a liderança das actividades da anglo-holandesa na Península Ibérica, sucedendo assim a Jaime Aguilera, recentemente nomeado presidente executivo da Unilever para a Europa Central e de Leste, adiantam os mesmos jornais.

Na UJM desde Outubro de 2009, António Casanova estava, naquela data, na administração da Sonae Sierra. No grupo Sonae, foi administrador de várias empresas, entre as quais a operadora de telecomunicações Optimus, da qual foi presidente.

A Unilever Jerónimo Martins é detida em 55% pela multinacional industrial e em 45% pela Jerónimo Martins SGPS – dona das cadeira Pingo Doce, Biedronka e Ara. Idêntica distribuição accionista é repetida na Gallo Worldwide, produtora de azeite, que foi autonomizada da UJM em finais de 2009.

Contactada, fonte oficial da Unilever Jerónimo Martins confirma que António Casanova irá acumular as funções de CEO nos conselhos de administração da UJM e da Unilever Espanha, "mantendo-se contudo, os conselhos de administração separados", sublinhou.

"Em Portugal manter-se-á tudo na mesma" e a "operação [executiva] foi acordada entre as partes" da "joint-venture" portuguesa. "A Jerónimo Martins aceitou e aprovou" a acumulação de funções de António Casanova nos dois conselhos de administração da presença ibérica da Unilever, acrescentou fonte oficial da UJM. 

(Actualizado às 18:16 com resposta da Unilever Jerónimo Martins).

Ver comentários
Saber mais Unilever António Casanova Unilever Jerónimo Martins Sonae Sonae Sierra Optimus
Mais lidas
Outras Notícias