pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Dívida reclamada ao Gato Preto ascende a 50 milhões. Maior credor é o próprio dono

Mais de 300 credores da cadeia de decoração reclamam aproximadamente 50 milhões de euros. Grupo Aquinos, que detém a empresa, reclama cerca de 26 milhões. Empresa deve também 1,6 milhões a trabalhadores e 12 milhões à banca.

Gato Preto tenta salvar negócio com plano de recuperação após prejuízos.
Gato Preto tenta salvar negócio com plano de recuperação após prejuízos. Mariline Alves
Negócios 17 de Outubro de 2025 às 09:23

Os mais de 300 credores do Gato Preto reclamam aproximadamente 50 milhões de euros à empresa de decoração, que , para "assegurar a continuidade da sua atividade", revela esta sexta-feira o . O maior credor é o próprio dono – o Grupo Aquinos –, que reclama cerca de 26 milhões de euros. 

A dívida ao Grupo Aquinos deve-se sobretudo ao fornecimento de bens e serviços, mas também de suprimentos (empréstimo do acionista) de 1,7 milhões. Já as dívidas aos bancos ascendem a perto de 12 milhões de euros, o que corresponde a quase 25% do total dos créditos reconhecidos. A Gato Preto deve 2,5 milhões ao espanhol BBVA, 1,9 milhões ao Novobanco e outros 1,9 milhões ao BPI, 1,5 milhões à Caixa Geral de Depósitos (CGD) e 1,2 milhões ao BCP.

Além destes, a Gato Preto tem dívidas a mais de uma centena de fornecedores, onde se incluem os centros comerciais onde a empresa tem as suas lojas. A empresa tem também dívidas com os trabalhadores, na ordem dos 1,6 milhões.

A empresa e ter sofrido uma forte quebra das vendas nos últimos anos. O Gato Preto conta com 39 lojas, das quais 31 em Portugal e oito em Espanha.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio