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Fundo assume maioria do capital das sapatarias Marypaz

O acordo com o Black Toro Capital vale 30 milhões de euros e permitirá ao grupo, da família Aguaded, liquidar a dívida que tem com fornecedores e deixar o concurso de credores pelo qual estava a passar, segundo revela o Expansión.

marypaz sapatarias sapatos loja
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Negócios 01 de Setembro de 2016 às 12:13

O fundo de investimento Black Toro Capital chegou a acordo com as sapatarias sevilhanas Marypaz para injectar 30 milhões de euros na empresa, valor que corresponde à dívida total da maior cadeia de sapatarias em Espanha com quase a totalidade dos seus fornecedores, adiantou o jornal espanhol Expansión.

O jornal adiantou que, desta forma, o fundo ficaria com a maioria do capital da empresa e sairia do concurso de credores do grupo, propriedade da família Aguaded, que ficará com uma parte minoritária da empresa e com a gestão.

Em Portugal, a Marypaz conserva 19 sapatarias, especializadas em artigos low cost, a imagem de marca da empresa, fundada em 1972.

A empresa de calçado entrou há cinco anos no mercado nacional com a compra de uma rede de 45 lojas de uma empresa do sector têxtil, tendo depois reorganizado a operação no país. Actualmente, de acordo com o seu site, está presente em 24 localizações.

As lojas de Espanha, França e Portugal são controladas directamente pelo grupo a partir de Espanha, ao passo que a expansão fora da Europa tem sido feita via grandes grupos como a Alhokair na Arábia Saudita ou a Azadea nos Emirados Árabes Unidos.

A entrada de capital nas sapatarias vai-se materializar em duas fases: uma imediata, que garantirá a compra de artigos para a campanha de Outono-Inverno e a segunda de carácter estratégico e maior quantia, que servirá para potenciar o plano estratégico da empresa, garantiu o Expansión. A entrada deste dinheiro está prevista para inícios de 2017.

O pré-concurso de credores foi iniciado em meados de Abril devido aos problemas de liquidez da sociedade. A Marypaz ficou na situação actual devido a um problema com uma dos seus fornecedores.

A firma tem actualmente uma rede de 280 lojas e facturou 117 milhões de euros em 2015.

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