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Inapa lucra 1,6 milhões no primeiro trimestre

O grupo de distribuição de papel registou uma quebra de 6,2% nas vendas consolidadas. A dívida foi reduzida para 310 milhões de euros no final de Março.

José Félix Morgado Presidente executivo da Inapa
José Félix Morgado Presidente executivo da Inapa Miguel Baltazar
21 de Maio de 2015 às 17:27

A companhia Inapa, cujos principais accionistas são o Estado (via Parpública, Parcaixa e grupo CGD) e o grupo BCP, fechou o primeiro trimestre de 2015 com lucros de 1,6 milhões de euros, uma melhoria de 7,2% face a igual período de 2014, anunciou a empresa esta quinta-feira, 21 de Maio, após o fecho do mercado.

Nos três primeiros meses do ano, a Inapa teve um EBITDA recorrente (re-EBITDA) de 7,2 milhões de euros, uma queda de 13,7% face ao período homólogo de 2014, com a margem a diminuir de 3,5% para 3,2%. Os resultados operacionais, medidos pelo EBIT (resultado antes de juros e impostos) regrediram 12,4%, para 5,8 milhões de euros.

Os custos financeiros foram menores, em 11,6%, passando para 3,8 milhões de euros e as provisões foram 21,2% menores do que um ano antes, nos 900 mil euros. Os custos de exploração "líquidos de proveitos com prestações de serviços e outros rendimentos" e sem provisões também sofreram uma diminuição, de 4,2%, para 33,6 milhões de euros.

A dívida da companhia, incluindo securitização, era de 309,9 milhões de euros em final de Março passado, menos 2,2% (ou 6,8 milhões de euros) face a Dezembro de 2014 e menos 8,9% (30,3 milhões de euros) face Março de 2014.

Em termos consolidados, a Inapa fez vendas de 226,3 milhões de euros, menos 6,2% do que no primeiro trimestre de 2014. O papel foi responsável por 194,1 milhões de euros (menos 7,6%) e por um volume transaccionado de 208 mil toneladas, menos 7,8% do que um ano antes. Neste segmento, o negócio principal da Inapa, os resultados operacionais, medidos pelo EBIT, foram de 4,8 milhões de euros, igual a 2,4% das vendas.

Melhor estiveram os negócios complementares, que cresceram 3,3% e permitiram "compensar a tendência negativa do papel", representando agora um peso de 14,2% nas vendas consolidadas do grupo (um ano antes, o peso era de 12,9%).

Nos complementares, o negócio da embalagem registou 19 milhões de euros de vendas (mais 2,5%) e um EBIT de um milhão de euros (5,7% das vendas).

Finalmente, o negócio da comunicação visual registou uma facturação de 10 milhões de euros. "Excluindo o 'cross-selling'", adianta a empresa na contas trimestrais, "as vendas ascenderam a 7,7 milhões de euros, traduzindo um crescimento de 7,2% relativamente ao mesmo período de 2014". O EBIT foi de 100 mil euros (ou 1% das vendas).

As acções da Inapa encerraram esta quinta-feira nos 0,16 euros, a subir 0,62%.

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