Benfica e Porto podem superar encaixe de 30 milhões
Benfica e Futebol Clube do Porto podem ultrapassar esta época a barreira dos 30 milhões de euros em prémios da Liga dos Campeões, caso passem a actual eliminatória e se apurem para os quartos de final da prova. Para já, os ganhos conjuntos das duas equipas estão nos 48,9 milhões, com vantagem para os portistas.
PUB
O campeão nacional já encaixou 22,7 milhões de euros: 12,7 milhões pelo apuramento para a prova; quatro milhões em prémios na fase de grupos (duas vitórias e dois empates); e seis milhões com a passagem aos oitavos de final. A vitória desta terça-feira face ao Dortmund não rende prémio, ao contrário do que sucede com as partidas da fase de grupos (1,5 milhões pela vitória e 500 mil euros pelo empate).
Já o Porto, que tem pela frente uma eliminatória frente à Juventus, conseguiu receitas superiores: dois milhões pela participação no playoff de acesso; 12,7 milhões pelo apuramento para a fase de grupos; 5,5 milhões pelos resultados nessa fase (três vitórias e dois empates); e 6 milhões pela passagem aos oitavos de final. Um total de 26,2 milhões de euros, face aos 22,7 milhões conseguidos pelo Benfica.
PUB
O Sporting, que já terminou a sua participação nas provas europeias, ficou muito abaixo do conseguido pelos rivais. Obteve 14,2 milhões de euros: 12,7 milhões pelo apuramento para a fase de grupos e 1,5 milhões com a única vitória conseguida nessa fase.
A eventual passagem de Porto e Benfica para a próxima fase garante um prémio imediato de 6,5 milhões para cada um. Tal elevaria os ganhos dos portistas para 32,7 milhões e os das águias para 29,2 milhões.
Estes valores não representam a totalidade dos ganhos directos e indirectos relacionados com a Liga dos Campeões. Para além dos prémios de desempenho, a UEFA paga também uma parcela relativa ao market-pool, ligada aos direitos televisivos. Aqui os valores mudam consoante o país de origem, e a representatividade e importância do seu mercado televisivo. Não são ainda conhecidos os valores do "market-pool" válido para as equipas portuguesas nesta época, que foram de perto de 12 milhões de euros - a dividir por três - em 2014/2015, a título de exemplo.
PUB
O valor do "market-pool" nacional não é dividido de forma igual. Tem vantagem a equipa que ficou em primeiro lugar no campeonato (na edição deste ano da Champions é o Benfica), com o Porto a receber menos, por ter ficado em terceiro. Mas há outro factor de distribuição, ligado ao número de jogos feitos na prova, e aqui Benfica e Porto têm vantagem sobre o Sporting, que não passou da fase de grupos.
Também fora destas contas estão as importantes receitas de bilheteira nos jogos em casa: até agora, o Benfica fez quatro jogos em casa, o mesmo número que o Porto, por causa do playoff, faltando ainda a recepção à Juventus. O Sporting fez os três jogos relativos à fase de grupos.
Na época 2015/2016, o Benfica encaixou 35 milhões com a Liga dos Campeões, incluindo o "market-pool", que não vem discriminado no seu relatório e contas; o Porto recebeu 11,6 milhões; e o Sporting 4,08 milhões, sendo que, destes, pouco mais de um milhão veio do market-pool.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Futebol Clube do Porto Benfica Liga dos Campeões Dortmund Porto Juventus SportingMais lidas
O Negócios recomenda