pixel
A carregar o vídeo ...

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Bruno Lage despedido do Benfica. "É o momento de trocar para não hipotecar a época", diz Rui Costa

Lage, de 49 anos, tinha voltado ao Benfica em setembro de 2024 para substituir o alemão Roger Schimdt, na sequência de uma primeira passagem, de 2019 a 2020, mas sai agora ao fim de 10 jogos em 2025/26, com sete vitórias, dois empates e uma derrota.

Bruno Lage despedido do Benfica. 'É o momento de trocar para não hipotecar a época', diz Rui Costa
Bruno Lage despedido do Benfica. "É o momento de trocar para não hipotecar a época", diz Rui Costa Rodrigo Antunes / Lusa - EPA
07:10

Bruno Lage deixou esta quarta-feira o comando técnico da equipa de futebol do Benfica, anunciou o presidente dos 'encarnados', Rui Costa, horas depois da derrota frente ao Qarabag (3-2), na primeira jornada da fase de liga da Liga dos Campeões.

"Queria comunicar a todos os benfiquistas que acabámos de chegar a acordo com Bruno Lage, que deixa de ser treinador do Benfica a partir de hoje [17 de setembro]. Agradecer ao Bruno tudo o que tentou fazer, tudo o que fez pelo Benfica, todo o empenho que teve ao longo deste ano em que representou o nosso clube, mas infelizmente chegou o momento e entendemos que era o momento de alterar. Contamos no sábado, na Vila das Aves, já ter o novo treinador", disse Rui Costa, em conferência de imprensa no Estádio da Luz, em Lisboa.

O anúncio do dirigente coincidiu com um comunicado enviado pela SAD à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), informando que as 'águias' acordaram com o treinador a cessação com efeitos imediatos do contrato que vigorava até junho de 2026.

Lage, de 49 anos, tinha voltado ao Benfica em setembro de 2024 para substituir o alemão Roger Schimdt, na sequência de uma primeira passagem, de 2019 a 2020, mas sai agora ao fim de 10 jogos em 2025/26, com sete vitórias, dois empates e uma derrota.

Os 'encarnados' iniciaram a temporada com a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira frente ao bicampeão nacional Sporting (1-0), no Algarve, sendo que, depois, qualificaram-se para a fase de liga da Liga dos Campeões, ao afastarem os franceses do Nice na terceira pré-eliminatória e os turcos do Fenerbahçe, então treinados pelo português José Mourinho, no play-off.

Uma série de sete vitórias e um empate, com sete jogos consecutivos sem sofrer golos nas diversas competições, pautaram o arranque do Benfica, mas, já depois da primeira paragem da I Liga para os compromissos das seleções nacionais, as 'águias' deixaram-se empatar em tempo de compensação na receção ao Santa Clara (1-1), da quinta jornada, atuando contra 10 unidades desde os 38 minutos, por expulsão do brasileiro Paulo Victor.

A contestação dos adeptos agudizou-se na terça-feira, quando o Benfica desaproveitou uma vantagem de dois golos e perdeu na receção ao tetracampeão azeri Qarabag, precipitando o fim da segunda passagem de Bruno Lage pela equipa principal 'encarnada', marcada pela conquista de uma Taça da Liga, na época passada, e de uma Supertaça.

O Benfica prescindiu do treinador Bruno Lage em setembro para salvaguardar a época da equipa de futebol em 2025/26, justificou hoje o presidente 'encarnado', Rui Costa, horas depois da derrota frente ao Qarabag (3-2), na Liga dos Campeões.

"Não hipotecamos nada, não perdemos nada nem deixamos de estar em nenhuma competição, mas entendo que este é o momento de trocar, precisamente para não hipotecar a época", assumiu o dirigente, em conferência de imprensa no Estádio da Luz, em Lisboa, agradecendo o contributo do técnico na segunda passagem pelas 'águias'.

"Foi uma semana dura para todos os benfiquistas e lamento pelos dois últimos jogos, que foram totalmente inesperados em função dos nossos objetivos. O treinador que vier tem de ter um perfil ganhador, com capacidade para pôr esta equipa nos patamares que são exigíveis, e que nos dê os títulos que pretendemos", observou.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio