CEO do Bayer Leverkusen quer limite salarial internacional para os jogadores de futebol
Fernando Carro alertou para as diferenças financeiras expressivas entre a liga inglesa e outras ligas de futebol.
É um pedido inédito. O diretor executivo do clube alemão Bayer Leverkusen, Fernando Carro, apelou a que fosse criado um limite máximo para os salários dos jogadores de futebol internacionalmente.
A razão está no domínio financeiro que a Premier League de Inglaterra tem face a outras ligas, o que pode prejudicar inclusive a competição futebolística de referência da Europa, a Liga dos Campeões. segundo o líder do clube alemão. Convidado do painel "Future of Finance", organizado pela Bloomberg, em Frankfurt, Carro afirmou que a Premier League "estava a tentar tornar-se no produto número um na Europa, acima até mesmo da Liga dos Campeões".
Para que o tecto salarial seja eficaz, o CEO defendeu a implementação a nível internacional e como um limite absoluto, sem definir qual. "Normalmente sou contra a regulação, mas acho que esta é algo pelo qual temos de lutar", apelou.
Na Europa, não há limites salariais rígidos no futebol, embora as ligas individuais tenham restrições nos gastos - até porque a UEFA limita as despesas dos clubes com as equipas em relação às receitas, numa lógica de "fair play" financeiro.
A verdade é que a discrepância financeira entre a Premier League e outras ligas europeias é significativa. De acordo com dados da UEFA, na época 2023/24, os clubes da Premier League geraram mais de 7,1 mil milhões de euros em receita agregada, enquanto as receitas dos clubes da Bundesliga, onde joga o Bayer Leverkusen, foram praticamente metade: 3,6 mil milhões de euros.
Os clubes alemães enfrentam assim desafios para atrair investimento estrangeiro. Exemplo disso é o colapso da proposta de uma "private equity", que contou com ofertas da CVC e da Blackstone, para adquirir uma participação na Bundesliga, que ficou por terra devido a protestos por parte dos adeptos.
O Bayer Leverkusen é um dos melhores clubes da Alemanha, tendo vencido a Bundesliga há duas temporadas. Durante o verão, venderam a promessa do futebol Florian Wirtz aos ingleses do Liverpool por 116 milhões de libras (132,86 milhões de euros ao câmbio atual).
Mais lidas