pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Desempenho físico da seleção nacional passa a estar nas mãos da Sony

A gigante japonesa comprou uma posição maioritária na StatSport, que faz a monitorização dos jogadores da equipa das Quinas.

Harry Kane usa equipamento StatSports durante treino da seleção inglesa.
Harry Kane usa equipamento StatSports durante treino da seleção inglesa. DR
08 de Outubro de 2025 às 14:11

A Sony adquiriu uma participação maioritária na Statsport, empresa que faz a monitorização do desempenho de jogadores da seleção portuguesa de futebol, foi esta quarta-feira anunciado. A empresa fundada na Irlanda do Norte em 2008 trabalha igualmente com a seleção de Inglaterra e com clubes como o Sporting, Liverpool, Arsenal e PSG.

A operação, cujo valor não foi revelado, tal como a dimensão da participação adquirida pelo gigante nipónico, foi realizada através da Hawk-Eye Innovations e da KinaTrax, empresas do grupo japonês especializadas na monitorização tecnológica óptica.

A Starsport refere o comunicado, trabalha com 800 equipas desportivas em todo o mundo, incluindo as seleções de râguebi da Nova Zelândia e África do Sul, os Washington Commanders, equipa de futebol americano, e os LA Dodgers, clube de baseball.

Entre os produtos que disponibiliza, a empresa conta com dispositivos "wearables" com GPS, sensores de ritmo cardíaco e de acelerómetro, que permitem aferir mais de 70 métricas em tempo real.

"Esta aquisição é um forte passe na nossa jornada para construir o melhor motor de análise e de dados de desporto ao integrar a tecnologia de ponta da StatSports com as nossas soluções ópticas. Isto abre um caminho para novas aplicações na análise de desempenho e ao engajamento dos adeptos", refere Rufus Hack, CEO da Hawk-Eye Innovations e da KinaTrax. 

Já Alan Clarke, CEO e co-fundador da empresa da Irlanda do Norte, classifica a operação como "um marco para a StatSports". "A parceria com a Sony permite-nos criar novos 'standards' na análise de desempenho, desenvolvimento de atletas e prevenção de lesões".

Ver comentários
Publicidade
C•Studio