Desporto FIFA atribui grau de “excelência” a clínica do Porto

FIFA atribui grau de “excelência” a clínica do Porto

A Clínica Espregueira Mendes, localizada no estádio do Dragão, é a primeira na Península Ibérica e apenas a 25.ª a nível mundial a ser recomendada pelo organismo máximo do futebol para o tratamento de lesões desportivas.
FIFA atribui grau de “excelência” a clínica do Porto

A Clínica Espregueira Mendes vai receber na próxima terça-feira o certificado “FIFA Medical Centre of Excellence”, tendo superado a concorrência de uma unidade de Madrid e outra de Barcelona que tentaram ser as primeiras a alcançar esta distinção a nível ibérico.

 

O director clínico, João Espregueira Mendes, disse ao Negócios que esta “é uma distinção muito difícil de conseguir” e significa que esta unidade de medicina desportiva integrada na Clínica do Dragão – um projecto de saúde associado ao grupo Sonae – passa a ser a “representante da FIFA em Portugal e está vocacionada para ajudá-la nos países de expressão portuguesa, como o Brasil e os PALOP, assim como noutros países relacionados do ponto de vista cultural, como a Índia e a China”.

 

“No fundo, a FIFA quer funcionar como um guarda-chuva de todas estas unidades médicas, atribuindo-lhes um patamar de excelência com determinados critérios e recomendando-as também aos seus afiliados”, acrescentou o médico ortopedista que operou recentemente o tornozelo do futebolista Pepe (Real Madrid) e que assinou um protocolo para tratar os jogadores de todas as modalidades do Futebol Clube do Porto.

 

Segundo explicou João Espregueira Mendes, 52 anos, “o mérito clínico e técnico, em investigação e pedagógico” foram as valências analisadas pela comissão médica da FIFA, liderada por Michel D’Hooghe. O certificado será entregue na terça-feira durante uma cerimónia na Sala Vip do Dragão Caixa, na presença do secretário de Estado do Desporto, Alexandre Mestre, do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, e do Presidente do F.C. Porto, Pinto da Costa.




pub