Fusões e aquisições voltam a ser notícia
Um ano após a queda do Lehman Brothers e do colapso financeiro que atingiu o mundo inteiro, voltam a surgir notícias, rumores e especulações de novas fusões e aquisições.
Um ano após a queda do Lehman Brothers e do colapso financeiro que atingiu o mundo inteiro, voltam a surgir notícias, rumores e especulações de novas fusões e aquisições.
As notícias chegam dos mais variados sectores. Do sector aéreo, ao hoteleiro, passado pela banca. Mas comecemos pelas notícias.
Na semana passada, a norte-americana Kraft lançou uma oferta pública de aquisição sobre a britânica Cadbury. A proposta foi prontamente rejeitada pela administração da Cadbury mas o mercado especula que a Kraft vai aumentar o valor da oferta.
Há mesmo analistas que defendem que podem surgir outros interessados em comprar a Cadbury.
Entretanto, a imprensa espanhola noticiou que a Accor deverá lançar uma oferta sobre a NH Hoteles. A empresa espanhola afirmou desconhecer a origem dos rumores mas, em bolsa, os títulos disparam mais de 11%.
No primeiro semestre do ano, a NH Hoteles registou prejuízos de 41 milhões de euros, o que obrigou a empresa a colocar em prática um plano de redução de custos e a realizar um aumento de capital no valor de 221 milhões de euros
De acordo com o banco de investimento BNP Paribas, que subiu o preço-alvo da empresa em 33%, a redução de custos já começou a ter resultados e a empresa "pode ser alvo de uma OPA"
Esta manhã, a agência Bloomberg noticiou que a American Airlines, a segunda maior companhia aérea do mundo, pode adquirir uma participação na Japan Airlines.
A companhia aérea japonesa, que desde 2001 já recebeu três ajudas do Governo, pode também estar em negociações com a Delta Air Lines e a Air France KLM para possíveis vendas de participações.
"Um investimento da American e da Delta é um passo na direcção certa. A questão é saber se o interesse é sério e quanto dinheiro estão dispostas a investir", comentou um analista à Bloomberg.
Na banca, a Deutsche Telekom está a estudar o lançamento de uma OPA sobre a rival norte-americana Sprint Nextel, avançou o "Sunday Telegraph".
Mais lidas