IBM compra FileNet para expandir unidade de «software»
A International Business Machines Corp (IBM), maior fornecedora mundial de serviços informáticos, chegou a acordo para comprar a FileNet por 1,6 mil milhões de dólares, expandindo assim a sua unidade de «software» numa altura em que as vendas estão a dimi
A International Business Machines Corp (IBM), maior fornecedora mundial de serviços informáticos, chegou a acordo para comprar a FileNet por 1,6 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros), expandindo assim a sua unidade de «software» numa altura em que as vendas estão a diminuir noutras áreas de actividade.
Os accionistas da FileNet vão receber 35 dólares por acção em dinheiro, o que corresponde a mais 1% do que o preço de fecho de ontem dos títulos da empresa, anunciou a IBM em comunicado. O «software» da FileNet ajuda as empresas a gerir e recuperar documentos.
Trata-se da terceira companhia que a a empresa norte-americana de «software» adquire numa semana, avançou a IBM. A companhia de «software» adquiriu a Webify Solutions, fornecedor de serviços de arquitectura orientados (SOA), no passado 2 de Agosto. O objectivo é reutilizar a tecnologia da companhia para conseguir maior produtividade. Um dia depois, a IBM adquiriu a empresa de software, MRO, a transacção atingiu os 74 milhões de dólares, ou seja, 28,5 dólares por acção.
A aquisição da FileNet é a maior da IBM em quatro anos e encaixa na estratégia do seu CEO, Sam Palmisano, que consiste em concentrar a empresa no seu ramo de actividade mais rentável. A unidade de «software» da IBM é a segunda maior do mundo e as suas margens de lucro excedem os 80%, o que corresponde a mais do dobro do proveniente do «hardware» e serviços.
Mais lidas