pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Portugal tem condições para liderar em inteligência artificial, diz ministro

"É muito importante compreendermos a oportunidade única que temos diante de nós, que temos condições para liderar em IA", disse Gonçalo Matias.

Gonçalo Matias defende liderança de Portugal em inteligência artificial
Gonçalo Matias defende liderança de Portugal em inteligência artificial Pedro Ferreira
25 de Novembro de 2025 às 20:31

O ministro do Estado e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, afirmou esta terça-feira que Portugal tem condições para liderar em inteligência artificial (IA), salientando que a oportunidade existe e depende de todos

O governante falava no encerramento do Responsible AI Forum 2025, que hoje decorreu na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

Na sua intervenção, o ministro referiu que Portugal tem condições únicas.

"É muito importante compreendermos a oportunidade única que temos diante de nós, que temos condições para liderar em IA", disse Gonçalo Matias, admitindo que há pessoas que pensam que tal não é possível.

Mas, "a oportunidade existe e é da nossa responsabilidade", ou seja, "de todos nós, das instituições privadas, dos investigadores, mas também do Governo", prosseguiu.

"É muito importante olharmos para a inteligência artificial e para o desenvolvimento tecnológico e aplicá-la de forma responsável" e com ética, salientou.

O governante reiterou que está a trazer a IA para a Administração Pública e em outras áreas onde pode ser importante

A inteligência artificial precisa da confiança dos cidadãos, referiu. A futura Agenda Nacional de IA, "prevista para as próximas semanas, está no cerne deste sistema de confiança", acrescentou o ministro.

Por sua vez, a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, que antecedeu ao ministro no encerramento, deixou uma mensagem clara: "Temos em Portugal uma oportunidade de estar na frente deste trabalho, mas temos de preparar seriamente e estrategicamente, devemos a nós como devemos aos nossos cidadãos", referiu.

A IA "não irá esperar por ninguém", sublinhou Leonor Beleza, que defendeu uma abordagem multidisciplinar.

Durante o Responsible AI Forum 2025, em Lisboa, foram apresentadas "demos" da Sword Health, Priberam Care, Automaise, Visor.ai, NeuralShift, Younik e Halo do consórcio.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio