Preço dos hotéis em Lisboa sobe 26,7% durante a Web Summit para média de 151 euros
Os dados contrastam com as críticas deixadas pelo fundador da Web Summit, que acusou os hotéis de Lisboa de “ganância” e preços “abusivos”. Paddy Cosgrave chegou mesmo a dizer que alguns hotéis subiram os preços em 500% durante o evento.
Os preços dos hotéis na região de Lisboa aumentaram 26,7% na Web Summit, face à semana anterior, para uma média de 151 euros, segundo um estudo da NOVA Information Management School, com dados da Host Intelligence, divulgado esta quarta-feira.
"Entre segunda e quinta-feira da semana do evento Web Summit, os hotéis da região de Lisboa registaram um aumento de 26,7% no preço médio por noite e de 10,6 pontos percentuais na taxa de ocupação, quando comparados com os mesmos dias da semana anterior", concluiu o estudo.
O estudo analisou a evolução da taxa de ocupação hoteleira e o preço médio diário numa amostra de 155 unidades hoteleiras da Grande Lisboa (num total de 548) durante a edição de 2025 da Web Summit, de 10 a 13 de novembro.
Os hotéis passaram, assim, de uma ocupação média de 74,2% na primeira semana de novembro, para 84,8% na semana do evento, enquanto o preço médio diário por quarto (ADR) subiu de 119 para 151 euros.
O estudo realçou que este aumento de preços "fica em linha com o registado em 2024, quando o valor médio diário na mesma semana aumentou 27,9%, para 152 euros".
Ainda assim, sublinhou, comparado com a edição anterior, este ano notou-se "um ligeiro abrandamento", com a taxa de ocupação nos quatro dias úteis do evento a descer de 86,3% em 2024 para 84,8% em 2025, e o preço médio diário a recuar de 152 para 151 euros.
"Em Lisboa, mesmo antes da Web Summit, os hotéis da região registam ocupações acima de 70%, o que é até um valor robusto para esta fase do ano", apontou Nuno António, professor da NOVA IMS e coordenador do Tourism & Hospitality Analytics Lab.
O responsável acrescentou que "o evento funciona como acelerador: faz crescer a ocupação cerca de 10 pontos percentuais e permite aumentos de preços entre 26% e 27%, um comportamento típico de mercados com forte procura e estratégias de gestão de receitas profissionalizada".
Os dados contrastam com as críticas deixadas pelo fundador da Web Summit, Paddy Cosgrave, que acusou os hotéis de Lisboa de “ganância” e preços “abusivos” durante o evento. Cosgrave chegou mesmo a dizer que alguns hotéis subiram os preços em mais de 300%, alguns 500%.
Mais lidas