Concorrência abre investigação aprofundada à compra do Hospital Particular do Algarve pela CUF
A aquisição de 75% da unidade hospitalar, anunciada em março, poderá afetar o poder de negociação das seguradoras e subsistemas complementares de saúde no Algarve.
- 1
- ...
A Autoridade da Concorrência (AdC) está a investigar de forma aprofundada a aquisição de 75% do Grupo HPA, Hospital Particular do Algarve, pela CUF, anunciado em março deste ano.
Apesar de a CUF não ter presença na região do sul do país, a AdC, numa nota publicada esta quinta-feira, explica que não é possível "afastar a hipótese de que a operação de concentração em apreço possa originar um reforço significativo do poder negocial das partes face às seguradoras e subsistemas complementares de saúde".
A operação, que daria controlo exclusivo à CUF do HPA, pode criar entraves à concorrência no mercado nacional da prestação de cuidados de saúde hospitalares por unidades privadas. Este setor tem sido marcado por um processo de consolidação nos últimos anos, diz a AdC, o que agrava as condições comerciais neste mercado, cada vez mais procurado à boleia do "alargamento da cobertura proporcionada por seguros e subsistemas complementares de saúde".
O Grupo HPA Saúde foi fundado em 1996 e tem cinco hospitais e 17 clínicas no Alentejo, Algarve e na Madeira. Já a CUF detém 12 hospitais e 17 clínicas. O valor da aquisição anunciada no início do ano não foi revelado.
Mais lidas