Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Robbialac é adquirida pela Matéris Peintures (act.)

A Robbialac foi adquirida pela Matéris Peintures, participada do grupo Lafarge. A empresa Dinamia, até agora proprietária de 44% da Robbialac, encaixou 29,78 milhões de euros pela venda desta participação.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 02 de Novembro de 2004 às 14:59
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A fabricante de tintas e vernizes Robbialac, com sede em Portugal, foi adquirida pela Matéris Peintures, participada do grupo Lafarge, de acordo com um comunicado hoje divulgado pela empresa. A empresa Dinamia, até agora proprietária de 44% da Robbialac, encaixou 29,78 milhões de euros pela venda desta participação.

A Robbialac pertence ao grupo Matéris Peinrures desde 29 de Outubro, depois do total das acções da companhia com sede em Portugal terem sido adquiridas pela participada do grupo Lafarge à European Paints e pela Dinamia Capital Privado – empresa de capital de risco espanhola – foi hoje anunciado em comunicado.

A Dinamia investiu 14,6 milhões de euros em 1999 pela compra da Robbialac e em Maio deste ano investiu mais 3,2 milhões de euros. A operação de venda do capital que detinha na fabricante de tintas vai reprentar assim uma mais valia de 9,5 milhões de euros, de acordo com um comunicado divulgado pela Dinamia ao mercado espanhol.

Recorde-se que no passado dia 2 de Abril a empresa britânica Kidde anunciou que chegou a acordo para alienar a posição de 23,6% que detinha na Robbialac por um valor de 4,8 milhões de libras (7,25 milhões de euros), à Dinamia, que passou então a deter 44% da empresa de tintas.

O volume de negócio do Grupo Robbialac foi de 80 milhões de euros em 2003. O grupo tem duas fábricas, uma em Lisboa e outra em Madrid. De acordo com o comunicado, 73% das vendas provêm de Portugal e os restantes 27% têm origem em Espanha, através da subsidiária Duraval.

A Matéris Peintures é uma participada do grupo Lafarge, a maior empresa de materiais de construção de Europa, que detém 12,6% da Cimpor.

Sem a consolidação da Robbialac, o grupo Matéris emprega 5.600 colaboradores em 21 países, sendo responsável por vendas de 1,3 mil milhões de euros.

Ver comentários
Outras Notícias