pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Sócia da Aquapor na dessalinizadora do Algarve vai mudar de donos

Empresa dos Emirados Árabes Unidos vai comprar por mil milhões de euros espanhóis da GS Inima, parceiros da Aquapor na dessalinizadora de Albufeira.

Dessalinizadora do Algarve deve ficar concluída em 2026.
Dessalinizadora do Algarve deve ficar concluída em 2026. DR
25 de Agosto de 2025 às 17:19

A Taqa, com sede em Abu Dhabi, anunciou ter fechado um acordo para a compra dos espanhóis da GS Inima, por 107,92 milhões de euros.

Em , divulgado esta segunda-feira, a empresa dos Emirados Árabes Unidos, uma das maiores do mundo na área das "utilities", informa que o acordo prevê a aquisição de 100% da GS Inima, que pertencem à multinacional coreana GS E&C, descrita como "uma das mais importantes empresas de dessalinização no mercado mundial".

Com sede em Madrid, a GS Inima tem meia centena de projetos ativos, incluindo aproximadamente 30 parcerias público-privadas (PPPs) de longo prazo, num portefólio que abrange a dessalinização e o tratamento de água (incluindo tecnologias de tratamento de água industrial e efluentes). 

Segundo a Taqa, a aquisição, avaliada em aproximadamente 1,2 mil milhões de dólares (1,02 mil milhões de euros ao câmbio atual), permitir-lhe-á "acelerar significativamente a estratégia internacional de crescimento do segmento da água do Grupo".

A transação carece ainda de luz verde das autoridades regulatórias entre outras, com a Taqa a antecipar que seja fechada em 2026.

É, aliás, para esse ano que está prevista a conclusão da primeira estação de dessalinização em Portugal Continental, que vai nascer em Albufeira.

A infraestrutura vai oferecer, numa fase inicial, uma capacidade de conversão de água do mar em água potável de 16 milhões de metros cúbicos, mas está a ser projetada para ter capacidade para "tratar até três vezes mais, ou seja, chegar até aos 24 milhões de metros cúbicos.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio