A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da Sonae Sierra aumentaram para 59,8 milhões de euros até Setembro

A gestora de centros comerciais subiu resultados graças à melhoria dos resultados indirectos. Os directos caíram 16% no mesmo período.

Paulo Duarte/Negócios
Alexandra Noronha anoronha@negocios.pt 06 de Novembro de 2014 às 18:46
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

A Sonae Sierra, gestora de centros comerciais do grupo Sonae, registou nos primeiros nove meses de 2014, lucros de 59,8 milhões de euros, face aos 5,1 milhões registados em igual período de 2013, revelou a Sonae em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários.

 

No entanto, a sociedade liderada por Fernando Guedes de Oliveira (na foto), registou um resultado directo de 36 milhões de euros, "representando um decréscimo de 16% comparado com o mesmo período do ano anterior. O resultado directo mantém-se influenciado pela venda de activos realizada no final de 2013, pela variação desfavorável da taxa de câmbio média do real brasileiro, a par do reforço da estrutura corporativa para fazer face ao crescimento nas novas geografias". Esta questão contribuiu para a descida do EBITDA, para 78,2 milhões de euros, menos 7% do que no período homólogo.

 

Por outro lado, o resultado indirecto acabou por influenciar positivamente os primeiros nove meses do ano. Este indicador, que atingiu os 23,8 milhões de euros, comparados com os 37,6 milhões negativos de 2013, beneficiou com "a compressão das taxas de capitalização na Europa, a melhoria da performance operacional dos activos europeus e brasileiros e do impacto positivo da venda de um terreno junto ao AlexaShopping na Alemanha, a venda do Le Terrazze em Itália e o reforço de posição no AlbufeiraShopping e no Centro Comercial Continente de Portimão em Portugal", explicou a Sonae Sierra no mesmo comunicado.

 

Por outro lado, os custos financeiros aumentaram 14% para 31,4 milhões de euros e o passivo reduziu-se em 91,4 milhões de euros, para 1,43 mil milhões. O capital próprio aumentou 80,9 milhões de euros. Os proveitos directos registaram os 163,5 milhões, menos 1% do que em 2013.

 

"As vendas dos lojistas do portefólio europeu registaram uma subida de 4,2% nos primeiros nove meses de 2014, numa base comparável com o período homólogo de 2013, destacando-se o crescimento de 6,8% em Portugal e 3,9% em Itália. Quanto ao Brasil, continuou a registar uma performance positiva, com uma subida nas vendas dos lojistas de 7,5% (em reais) numa base comparável com o período homólogo de 2013", explicou a empresa.

 

A empresa continua a apostar na expansão internacional, destacando-se a Rússia com a "criação de uma joint-venture 50/50 com a OST Development para o fornecimento de serviços de Gestão e Comercialização ao portfolio".

 

Além disso, chegou a acordo com "o Carrefour para a instalação de um hipermercado de 12 mil metros quadrados, o qual irá ser proprietário e operador deste espaço, no novo projeto ParkLake localizado em Bucareste, Roménia", salientou a Sonae Sierra. 

Ver comentários
Saber mais Sonae Sierra centros comerciais resultados
Outras Notícias