pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Sonae Sierra regista prejuízo de 4,6 milhões no primeiro semestre

A participada da Sonae SGPS viu o seu resultado líquido cair de um valor positivo de 2,8 milhões de euros, no primeiro semestre de 2012, para um prejuízo de 4,6 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2013.

08 de Agosto de 2013 às 17:56

Este prejuízo, explica a empresa em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), foi influenciado por um resultado indirecto de -34,1 milhões de euros no primeiro semestre de 2013, “consequência da expansão das taxas de capitalização (yields) na Europa apenas parcialmente compensada pela compressão de yields registada nos activos prime do Brasil”. O EBITDA caiu 2% para 56,4 milhões de euros.

O resultado directo da Sonae Sierra caiu 7% para 29,5 milhões de euros, “fruto do impacto das vendas de activos realizadas em 2012, nomeadamente do Münster Arkaden, na Alemanha, e da participação em três centros comerciais não estratégicos no Brasil, no seguimento da estratégia de reciclagem de capital da empresa”.

No primeiro semestre de 2013, a empresa assinou 21 novos contratos de prestação de serviços no valor de 4,7 milhões de euros e vai inaugurar, este ano, dois centros comerciais que representam um investimento total de 287 milhões de euros.

Entre Janeiro e Junho de 2013, a Sonae Sierra reforçou a sua presença no Brasil com a inauguração, em Maio deste ano, do Boulevard Londrina Shopping, na região Sul do Brasil, localizado na cidade de Londrina (Estado do Paraná). Este centro comercial representou um investimento de 122 milhões de euros e criou três mil postos de trabalho directos.

Em Portugal, a empresa passou a deter a totalidade do CascaiShopping e inaugurou a expansão do AlgarveShopping, um investimento de 4,5 milhões de euros.

A Sonae Sierra destaca ainda que “no primeiro semestre de 2013 foi marcada a data de inauguração do Hofgarten Solingen, na Alemanha, e anunciados diversos contratos com marcas de referência que irão marcar presença no novo centro”. Este centro representa um investimento de 120 milhões de euros, “resultado de uma parceira 50/50 com a MAB Development e tem a inauguração marcada para 24 de Outubro”.

(Correcção: Onde se lia "iniciou a construção" passou a estar "vai inaugurar, este ano")

Ver comentários
Publicidade
C•Studio