Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sonae Sierra tem lucro de 11,8 milhões de euros até Março

A Sonae Sierra, especialista internacional em centros comerciais, apresentou um resultado líquido de 11,8 milhões euros nos primeiros três meses do ano. O EBITDA situou-se nos 25,6 milhões de euros o que representa um decréscimo de 11% face ao mesmo período de 2013.

Negócios 08 de Maio de 2014 às 17:51
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Os resultados da empresa foram condicionados por três razões. Em primeiro lugar, as vendas de activos realizadas em 2013, no seguimento da estratégia de reciclagem de capital da empresa - Parque Principado, em Espanha, e Valecenter e Airone, em Itália. Em segundo lugar, a variação desfavorável da taxa de câmbio média do Real Brasileiro entre o 1º trimestre de 2014 e o 1º trimestre de 2013, e em terceiro lugar, o reforço da estrutura corporativa para fazer face ao crescimento nas novas geografias.

 

Durante o período em análise, manteve-se a recuperação da performance operacional do portefólio europeu já evidenciada no 2º semestre de 2013, com reflexos no aumento das vendas dos lojistas, enquanto o portefólio no Brasil continuou a crescer a bom ritmo.

 

As vendas dos lojistas do portefólio europeu registaram uma subida de 0,5%, numa base comparável com o período homólogo de 2013, destacando-se o crescimento de 2,7% em Portugal e em Itália apesar do habitual efeito positivo da Páscoa ir apenas reflectir-se nas vendas do mês de Abril. No Brasil continuamos a registar uma performance positiva com uma subida nas vendas dos lojistas de 7,7% (em BRL), numa base comparável com o período homólogo de 2013.

 

A taxa de ocupação global do portefólio foi de 94,6%, um decréscimo de 0,7% face ao mesmo período de 2013, num contexto em que as taxas de ocupação e comercialização no sector imobiliário de retalho na Europa continuam a ser afectadas pela actual situação económica.

 

Segundo o CEO da Sonae Sierra, Fernando Guedes de Oliveira, “o primeiro trimestre de 2014 reforçou a tendência de recuperação da performance operacional do nosso portefólio na Europa. Destaco ainda, neste período, a concretização do refinanciamento da dívida de três activos em Portugal num total de cerca de 156 milhões euros e a prossecução do crescimento da nossa actividade de prestação de serviços a terceiros, com novos contratos firmados em duas geografias distintas”.

 

Portugal e Espanha refinanciam de dívida da Sierra

Naquela que constitui outra das notas dominantes do trimestre, a Sonae Sierra conseguiu o refinanciamento da dívida de três centros comerciais num valor total de 156 milhões de euros, traduzindo a confiança da banca nacional e internacional na gestão e solidez da Empresa e dos seus activos.

 

No âmbito desta operação, o NorteShopping obteve um refinanciamento de 135 milhões de euros, enquanto o Centro Comercial Continente Portimão

O primeiro trimestre de 2014 reforçou a tendência de recuperação da performance operacional do nosso portefólio na Europa. Destaco ainda, neste período, a concretização do refinanciamento da dívida de três activos em Portugal num total de cerca de 156 milhões euros.
 
Fernando Guedes de Oliveira

foi refinanciado em 12 milhões de euros e o AlbufeiraShopping em 9 milhões euros. BES, BPI, Santander Totta, BIC, Banco Popular Portugal e Banco Popular Español foram as instituições envolvidas nestes refinanciamentos.

 

Investimentos em 211 milhões 

Nestes primeiros três meses do ano, a Sonae Sierra iniciou a construção de dois novos projectos. Situado em Bucareste, Roménia, o ParkLake representa um investimento de 180 milhões de euros, e tem inauguração prevista para 2016.  O centro irá conter uma oferta comercial variada e de qualidade em 70.000 m2 de Área Bruta Locável (ABL) com cerca de 200 lojas e 2.600 lugares de estacionamento coberto.

 

Em São Paulo, Brasil, iniciou-se a expansão e renovação do Franca Shopping, com conclusão prevista para o final de 2014. Esta expansão, que representa um investimento de 31 milhões de euros, vai acrescentar ao centro cerca de 11.000 m2 de ABL e 68 novas lojas, para um total de 30.000 m2 de ABL.

 

Ainda no primeiro trimestre de 2014 a Sonae Sierra assinou três novos contratos de gestão e comercialização, para activos em Marrocos e em Itália. Em Marrocos, a Sonae Sierra irá gerir e comercializar os centros comerciais Carré Eden, em Marraquexe, e Arribat Center, em Rabat. Em Itália, a Empresa assegurará a comercialização do novo centro comercial La Perle, localizado em Faenza.

 

Em Portugal, o Sierra Portugal Fund (SPF) chegou a acordo com o fundo GREP II, gerido pela Grosvenor Fund Management, para a aquisição da sua participação de 50% no AlbufeiraShopping e no Centro Comercial Continente de Portimão, passando assim a deter a totalidade de ambos os activos.

 

Já em Abril, e fora do perímetro dos resultados do 1º trimestre, a Sonae Sierra concretizou uma joint-venture com a CITIC Capital, empresa chinesa líder em gestão de investimentos, para o fornecimento de serviços de gestão e comercialização de centros comerciais na China. Com sede em Xangai, a recém-criada empresa reúne uma equipa multidisciplinar de talentos locais e expatriados especializados em marketing, comercialização e gestão de centros comerciais. A equipa está preparada para prestar serviços a centros comerciais do portefólio da CITIC Capital ou de fundos geridos pela empresa.

Ver comentários
Saber mais Sonae Sierra Fernando Guedes de Oliveira centros comerciais
Mais lidas
Outras Notícias