Gasolina continua mais cara nas bombas face a "preço eficiente"

Só no caso dos preços com descontos, publicados pela DGEG, os combustíveis mostram poupanças face ao "preço eficiente".
combustíveis, gasolina, gasóleo, bomba
Luís Guerreiro
Bárbara Silva 20 de Junho de 2022 às 16:03

Esta semana, de 20 a 26 de junho, a gasolina 95 simples deverá custar na bomba 2,115 euros por litro e o gasóleo simples 2,129 euros por litro. Este é, de acordo com o Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público da Gasolina 95 simples e do Gasóleo simples que a ERSE publica todas as segundas-feiras, o "preço eficiente" para estes dois combustíveis. 

PUB

Isto tendo em conta o valor do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) definido: 0,31314 euros por litro (menos 1 cêntimo) e 0,16280 euros por litro (menos 0,3 cêntimos) para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente. 

No entanto, face à média dos Preços de Venda ao Público, anunciados nos pórticos das bombas e reportados no Balcão Único da Energia, na semana passada a fatura dos combustíveis em Portugal esteve 1,4 cêntimos por litro acima do preço eficiente (0,7%) calculado pela ERSE, para a gasolina 95 simples. Já no gasóleo, os preços reais mantiveram-se 0,4 cêntimos por litro abaixo (0,2%).  

PUB

No caso dos preços com descontos, publicados pela DGEG, a gasolina 95 simples apresentou um desvio de menos 1,1% face ao preço eficiente e o gasóleo simples de menos 2,8%. Em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, 2,4 cêntimos port litro e 5,8 cêntimos por litro  abaixo dos preços eficientes, respetivamente.

Por comparação com a semana anterior, os preços dos combustíveis ("preço eficiente") registou uma  queda de 3,5%, para a gasolina e um aumento de 1,7 % para o gasóleo, muito por causa das variações semanais nas cotações internacionais, diz a ERSE. 

PUB

Até agora, diz a ERSE em comunicado, "as sucessivas atualizações do ISP representam, na presente semana, uma redução de 21,3 cêntimos por litro na gasolina e de 18 cêntimos por litro no gasóleo", face a novembro.

Pub
Pub
Pub