Cepsa tem à venda metade do negócio das estações de serviço

A petrolífera espanhola procura um sócio financeiro que fique com uma participação de 49% no negócio de estações de serviço que, entre Espanha e Portugal, são já cerca de 1.800.
Miguel Baltazar
17 de Março de 2021 às 10:02

A Cepsa está à procura de um comprador para quase metade do seu negócio de estações de serviço, que conta atualmente com cerca de 1.800 postos em Espanha e Portugal.

A intenção da petrolífera é incorporar um novo acionista com uma participação de 49% no negócio, numa operação do género "sale & leaseback", que desse ao novo sócio financeiro um papel passivo na gestão, de acordo com o El Economista.

PUB

Assim, na mira da empresa estarão fundos imobiliários, fundos de pensões ou investidores em negócios de infraestrutura, que entrem com capital mas não queiram ter um papel excessivamente ativo na gestão.

Segundo a mesma publicação, a Cepsa, detida pela Mubadala e pela Carlyle, pretende acelerar o seu plano de expansão internacional, e prevê abrir, nos próximos dois anos, mais de 150 postos de venda no México, para posteriormente alcançar uma quota de mercado de 4%.

A petrolífera também tem planos para crescer em Marrocos, onde tem uma aliança com a Derhem Holding. Ali, o objectivo é chegar aos 100 postos de venda nos próximos cinco anos.

PUB

Para a venda de quase metade do negócio das estações de serviço, a espanhola já contratou o BNP Paribas e a Allen & Overy, que irão atuar como assessores desta operação.

Saber mais sobre...
Saber mais Cepsa Espanha Portugal estações de serviço
Pub
Pub
Pub