Deco acusa empresas de gás de botija de aumento nas margens
A Deco – Associação de Defesa do Consumidor acusa as empresas de gás de botija de um "aumento significativo das margens de distribuição" nos últimos dois anos, até três euros por garrafa.
PUB
A história é contada pelo Correio da Manhã desta quarta-feira, 22 de Fevereiro, que escreve que as margens de distribuição das empresas de gás de botija têm vindo a disparar apesar do preço médio de referência estar a reduzir-se.
O preço de referência desceu cerca de 48 cêntimos por quilo, o equivalente a 6,24 euros numa garrafa de 13 quilos de butano. Já o preço de venda ao público desceu 21 cêntimos por quilo, traduzindo-se em 2,77 euros por garrafa.
PUB
As contas da Deco mostram assim que os 2,6 milhões de portugueses a utilizar gás de botija pagam "o dobro" da factura que um utilizador de gás natural. A associação fala numa "clivagem enorme" e lembra que há portugueses prejudicados, uma vez que não está previsto o alargamento da rede de gás natural.
A proposta passa pela classificação do gás de botija como "serviço público essencial", com tarifas ditadas pelo regulador do sector, a ERSE, como já acontece no gás natural.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Deco Correio da Manhã ERSE economia negócios e finanças economia (geral) energia petróleo e gás (distribuição) botija gásAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda