EDP Renováveis vende 10% de projecto eólico à CTG
A EDP Renováveis (EDPR) concluiu a venda de 10% projecto eólico Moray, no Reino Unido, à China Three Gorges. O negócio ficou fechado por 35 milhões de libras, o equivalente a 38,8 milhões de euros.
PUB
Tendo em conta esta venda, "a participação da EDPR no projecto MOWEL (Moray Offshore Windfarm (East) Limited) é de 33,3%, juntamente com a DGE (33,4%), a ENGIE (23,3%) e a CTG (10%)", informa a empresa de energia limpa gerida por Manso Neto, no comunicado enviado à CMVM.
A transacção foi concluída no âmbito do Acordo de Cooperação de Investimento entre a EDPR e a CTG, anunciado a 19 de Outubro de 2015. Mais recentemente, a propósito da visita do presidente chinês a Portugal, foi reforçada a intenção de compra com a assinatura de um memorando que previa a venda à CTG de até 30% da participação da EDP Renováveis no offshore Moray.
Em Setembro de 2017, o Department for Business, Energy & Industrial Strategy ("BEIS") do Reino Unido atribuiu à MOWEL um contracto por diferência (CFD) de 15 anos para a entrega de 950 MW de geração eólica offshore a £57,5/MWh (tarifa baseada em 2012).
PUB
A conclusão do projecto MOWEL está agendada para 2022.
Saber mais sobre...
Saber mais EDP Renováveis EDPR ENGIE Moray Offshore Windfarm China Three Gorges Portugal Reino Unido MOWEL East Limited DGE CTG presidente chinês Manso Neto CMVM Acordo de Cooperação de InvestimentoMais lidas
O Negócios recomenda