Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174 milhões de euros
A Greenvolt anunciou esta quarta-feira a venda de um parque eólico na Polónia por 174,4 milhões de euros à Enea Nowa Energia, que integra o Grupo Enea, um dos maiores fornecedores de eletricidade do país do Leste europeu, operando desde a geração de energia até à sua distribuição. O negócio realizou-se através da Greenvolt Power, o braço do grupo liderado por João Manso Neto que opera no segmento de projetos de energia eólica, fotovoltaica e baterias de grande escala.
PUB
Localizado no município polaco de Pelplin, no centro-norte do país, o projeto eólico agora vendido obteve todas as licenças necessárias - garante a Greenvolt, em comunicado - e está já totalmente operacional, sendo composto por 16 turbinas Siemens Gamesa SG145 de 5,2 MW cada, com uma capacidade total instalada de 83,2 MW.
"O parque eólico de Pelplin é uma demonstração clara da capacidade de executar e entregar ativos de grande escala que são atrativos e valorizados pelo mercado. A aquisição por parte da Enea Nowa Energia está alinhada com a estratégia de vender uma parte significativa dos nossos ativos nas fases "ready to build" ("pronto para construção", em português) ou "commercial operation date" ("data de entrada em operação comercial"), dependendo do potencial de retorno", disse Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt, citado no mesmo comunicado.
PUB
Por seu lado, Grzegorz Kinelski, Presidente da Enea, sublinhou que "investimentos em parques eólicos, como o de Pelplin, são um passo concreto para alcançar os objetivos de aumentar a capacidade instalada em fontes de energia renovável, diversificar o mix energético e criar valor". Para alcançar os seus objetivos estratégicos até 2035, o Grupo Enea investirá 25 mil milhões de euros, a maioria no desenvolvimento de fontes de energia renovável, sistemas de armazenamento de energia e modernização das redes de distribuição.
"O parque eólico adquirido à Greenvolt Power é uma adição valiosa ao nosso portfólio de energia renovável", disse Bartosz Krysta, membro do Conselho de Administração para Assuntos Comerciais da Enea.
PUB
A construção do parque eólico de Pelplin iniciou em junho de 2023, tendo sido concluída dentro do prazo inicialmente previsto, em dezembro de 2024. A infraestrutura encontra-se localizada junto a um dos pontos de ligação à rede mais importantes na Polónia, responsável pelo abastecimento de grande parte do norte do país.
No segmento de projetos de grande escala, o Grupo Greenvolt tem um portefólio de 10,9 GW em 17 países, prosseguindo uma estratégia de rotação de ativos através da alienação de 70–80% dos mesmos.
PUB
Na Polónia, onde o Grupo opera há cerca de 18 anos através da Greenvolt Power, o portefólio da empresa inclui 706 MW de energia eólica, 1.581 MW de energia solar e 1.760 MW de armazenamento de energia. No final de 2024 foi lançada a Greenvolt Next Polska, com foco na implementação de soluções de energia renovável descentralizada para autoconsumo, eficiência energética, armazenamento solar e mobilidade elétrica no mercado empresarial e corporativo.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Energia solar Energia eólica Mercado da energia Polónia Pelplin Siemens GamesaQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda