Suíços da Axpo entram no capital da Goldenergy

A empresa suíça pretende alargar a sua presença em Portugal e chegou a acordo com a Dourogás para comprar parte da Goldenergy, empresa que é actualmente a terceira maior operadora no mercado de gás natural por número de clientes.
Miguel Baltazar/Negócios
André Cabrita-Mendes 14 de Setembro de 2015 às 17:09

A Axpo está a preparar-se para entrar no capital da Goldenergy. A multinacional suíça quer alargar a sua presença em Portugal e chegou a acordo com a Douro Gás para comprar uma participação da Goldenergy.

PUB

"O grupo Axpo, um grupo de capitais públicos suíços,interessou-se por uma empresa de retalho como forma de ampliar o seu raio de acção em Portugal", disse o presidente-executivo da Goldenergy, Nuno Afonso Moreira (na foto).

A operação está agora a ser analisada pela Autoridade da Concorrência (AdC), anunciou o regulador esta segunda-feira, 14 de Setembro, em anúncio publicado na imprensa. A Goldenergy estima que a resposta da AdC seja dada até ao final do ano e que a mesma "será positiva".

PUB

A empresa não revela por enquanto os valores do negócio nem a percentagem de capital que vai passar da Dourogás para a Axpo.

"A Axpo olhou para o Goldenergy, achou que era uma empresa bem estruturada e ao fim de um processo de intenções, o grupo Dourogás acabou por aceitar fazer esta potencial transacção", conta Nuno Afonso Moreira.

PUB

"A Goldenergy, como retalhista de energia, é uma empresa próxima dos clientes. E o grupo Axpo é um player energético significativo na Europa. Junta-se o melhor de duas partes para aumentar no futuro a capacidade da empresa", acrescentou.

Criada em 2008 pela Dourogás, a Goldenergy focou-se principalmente no mercado de gás natural, tendo entrado no mercado de electricidade no ano passado.

PUB

No espaço de sete anos, a companhia conseguiu impor-se entre as grandes operadoras no mercado de gás natural, particularmente entre os clientes domésticos. No final do primeiro semestre deste ano, a Goldenergy era a terceira maior operadora no mercado de gás natural em número de clientes com uma quota de mercado de 23,5%, superada apenas pela EDP (49,5%) e pela Galp (26,9%).

Presente em diferentes segmentos de mercado - grandes clientes e clientes industriais -, é precisamente entre os clientes residenciais que a Goldenergy se destaca, ocupando a terceira posição no mercado (24,5%) por consumo abastecido, atrás da EDP e da Galp.

PUB

A Goldenergy também actua no mercado de electricidade, sendo a quinta maior operadora em número de clientes (1,5%). Entre os diferentes segmentos é entre os clientes domésticos que a Goldenergy alcança uma maior quota de mercado (1,1%), ficando na sexta posição em termos de consumo anualizado.

A Axpo está presente no mercado retalhista de electricidade em Portugal, vendendo energia para clientes industriais e grandes consumidores finais. A companhia também opera no mercado grossista de gás natural e de electricidade. Baseada na Suíça, actua em mais de 20 países europeus e conta com mais de três milhões de clientes.

PUB

Com esta operação a Goldenergy pretende reforçar a sua presença no mercado eléctrico. "Vamos fortalecer em todos os segmentos de mercado. Mas acreditamos que na electricidade há um caminho a percorrer. E esse caminho irá ser feito, numa primeira fase, junto dos clientes domésticos", revelou Nuno Afonso Moreira.

Pub
Pub
Pub