pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Concorrência aprova entrada da Axpo na Goldenergy

O regulador considera que a operação de concentração não vai criar "entraves significativos à concorrência" no mercado de electricidade e de gás natural.

Miguel Baltazar/Negócios
16 de Outubro de 2015 às 15:48

A Axpo pode entrar no capital da Goldenergy, decidiu a Autoridade da Concorrência (AdC). O regulador revelou que a operação pode avançar, através de uma nota de quinta-feira, mas que só foi publicada no site oficial do regular esta sexta-feira, 16 de Outubro.

"O Conselho da Autoridade da Concorrência delibera adoptar uma decisão de não oposição à presente operação de concentração", pode-se ler no comunicado.

A decisão foi tomada no dia 15 de Outubro e no comunicado hoje publicado o regulador enumera as razões para aprovar o negócio: Esta operação "não é susceptível de criar entraves significativos à concorrência efectiva no mercado nacional da comercialização de energia eléctrica em baixa tensão, no mercado da comercialização de gás natural a clientes com consumos inferiores a 10.000 metros cúbicos anuais e no mercado da comercialização de gás natural a clientes com consumos superiores a 10.000 metros cúbicos anuais".

A entrada da energética suíça no capital da companhia nacional, com a Axpo a adquirir 25% da Goldenergy, foi anunciada no dia 14 de Setembro."A Axpo olhou para o Goldenergy, achou que era uma empresa bem estruturada e ao fim de um processo de intenções, o grupo Dourogás acabou por aceitar fazer esta potencial transacção", contou então ao Negócios Nuno Afonso Moreira, presidente-executivo da Goldenergy (na foto).

"A Goldenergy, como retalhista de energia, é uma empresa próxima dos clientes. E o grupo Axpo é um player energético significativo na Europa. Junta-se o melhor de duas partes para aumentar no futuro a capacidade da empresa", acrescentou.

Antes da Concorrência dar o seu aval, o negócio foi também aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) no dia 25 de Setembro.

O regulador sublinhou que a quota da Goldenergy no mercado de electricidade não supera 1,5% do número de consumidores, enquanto no gás natural alcança quase um quarto dos consumidores do mercado livre. No entanto, em termos de consumo abastecido, a Goldenergy fica abaixo de 1% no mercado de electricidade e nos 3,6% no gás natural.

Em entrevista ao Negócios, o director-geral da Axpo Ibéria, Ignacio Soneira, garantiu que uma das "ideias" da energética helvética é a "Goldenergy entrar no mercado doméstico em Espanha". Simultaneamente, garantiu que a Goldenergy quer "competir em preço e em qualidade com a Galp e a EDP".

Antes da Concorrência dar o seu aval, o negócio foi também aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) no dia 25 de Setembro.

O regulador sublinhou que a quota da Goldenergy no mercado de electricidade não supera 1,5% do número de consumidores, enquanto no gás natural alcança quase um quarto dos consumidores do mercado livre. No entanto, em termos de consumo abastecido, a Goldenergy fica abaixo de 1% no mercado de electricidade e nos 3,6% no gás natural.

Retrato da Axpo e da Goldenergy
A Axpo é uma energética pública suíça com o capital a pertencer a vários cantões do Nordeste do país, onde domina o alemão. A companhia está actualmente presente em 20 países europeus e comercializa energia para mais de três milhões de clientes, com receitas de seis mil milhões de euros em 2014. A entrada no mercado ibérico deu-se em 2002 e, até agora, a presença em Portugal limitava-se ao fornecimento de electricidade a clientes industriais e grandes consumidores.

Por seu turno, a Goldenergy nasceu em 2008 e conta com 250 mil clientes. Facturou 100 milhões de euros em 2014. É no mercado de gás natural que a Goldenergy tem mais peso, com 23,5% de quota em número de clientes. Os restantes 75% da Goldenergy continuam a ser detidos pela empresa Dourogás.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio