pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Bruxelas promete acelerar interligações energéticas e Portugal vê “maior abertura” de França

A vice-presidente da Comissão Europeia defende que a competitividade da indústria europeia depende de uma Europa interligada. Lisboa espera reunião com Paris e Madrid ainda este ano.

Maria da Graça Carvalho, Ministra do Ambiente e Energia
Maria da Graça Carvalho, Ministra do Ambiente e Energia Pedro Catarino
13:54

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, afirmou que França demonstra agora uma maior abertura às interligações elétricas com a Península Ibérica, depois de anos de resistência. A responsável disse que a reunião entre Portugal, Espanha e França — com participação da Comissão Europeia — deverá ocorrer ainda antes do final do ano.

“Depois do apagão, França mostrou muito maior abertura. Assinou um acordo com o Banco Europeu de Investimento para financiar uma das interligações”, explicou Maria da Graça Carvalho, após um encontro com a vice-presidente da Comissão Europeia, Teresa Ribera, acrescentando que Paris convidou Lisboa para a próxima reunião naquela cidade.

A vice-presidente da Comissão Europeia sublinhou o compromisso de Bruxelas em acelerar a rede europeia de interconectividade energética, considerando que este é um fator crítico para a competitividade industrial e a segurança energética. “Um dos pontos críticos da competitividade da indústria europeia é ter uma Europa interconectada”, afirmou, lembrando que a Comissão quer multiplicar os fundos dedicados às interligações no próximo quadro financeiro plurianual.

O reforço das interligações energéticas entre Portugal e Espanha e a UE tem vindo a ser discutido há anos, mas devido ao ceticismo de França nunca avançou totalmente, apesar de ser importante para aumentar a segurança energética, reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, diminuir os custos e facilitar a transição para as energias renováveis.

“Esperamos que um país pró-europeu como a França perceba que é algo que não pode ser negado. Precisamos acelerar os esforços e concluir os projetos já em cima da mesa”, sublinhou Ribera, garantindo que o papel da Comissão será garantir o financiamento e o cumprimento das metas de interligação energética,

Ver comentários
Publicidade
C•Studio