pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

EDP produziu mais 12% de eletricidade em 2025 com ajuda do vento e do Sol

A EDP assinala que a produção hídrica na Península Ibérica aumentou 24% face a 2024.

Miguel Stilwell d’Andrade
Miguel Stilwell d’Andrade Miguel Baltazar
22 de Janeiro de 2026 às 20:07

A elétrica liderada por Miguel Stilwell fechou o ano passado com um crescimento de 12% na produção total de eletricidade, para 64 TWh, indicou esta quinta-feira a EDP em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O aumento foi suportado por uma subida de 12% na produção eólica e solar, assinala a empresa, referindo que as renováveis pesam cerca de 90% da produção total.

A EDP salienta ainda que "a produção hídrica na Península Ibérica atingiu 12 TWh em 2025, ficando 2,2 TWh acima do esperado. 2025 foi marcado por fortes recursos hídricos, 31% acima da média histórica vs.16% em 2024. No início do ano, os níveis de reservatórios situavam-se em aproximadamente 60% e aumentaram para 76% no final de dezembro de 2025, atingindo um recorde nos últimos 10 anos para esta altura do ano". Assim, diz, a "produção hídrica a partir de bombagem aumentou 24% em termos homólogos para 2,3 TWh em 2025, impulsionada pela volatilidade dos preços horários no mercado da eletricidade na P. Ibérica e pela procura por energia flexível e serviços complementares".

Os preços médios de eletricidade em Portugal e ESpanha aumentaram 4% no ano passado, atingindo os 65,3 euros por MWh, sendo que no último trimestre os preços situaram-se nos 70,9 euros/MWh.

O apagão de 28 de abril, indica a EDP, levou a um crescimento da procura por fontes de energia flexíveis como o gás, o que levou a que a produção térmica tenha aumentado em 4 TWh, "impulsionada por ciclos combinados de gás".

A EDP refere que no ano passado adicionou 2,1 GW de capacidade total, tendo a EDP Renováveis sido responsável pela quase totalidade (2 GW).

O número de clientes de eletricidade da EDP no mercado liberalizado em Portugal atingiu os 3,428 milhões em dezembro, "refletindo uma tendência de estabilização face ao trimestre anterior", acrescenta a empresa.

Carros elétricos ajudam a subida na distribuição

A EDP indica ainda que a eletricidade distribuída na Península Ibérica cresceu 3,1%, com maior ênfase em Portugal (3,6%) do que no país vizinho (2,7%).

Este crescimento, diz, foi impulsionado "por uma maior penetração de veículos elétricos no mercado, um aumento de 0,8% no número de clientes e um maior consumo por

cliente".

Ver comentários
Publicidade
C•Studio